domingo, 12 de junho de 2022

Sermos cada vez mais luz


Henrique Almeida


[Breves notas muito pessoais] A humanidade fascina-me. A complexidade de quem nós somos, na imensidão de histórias, sonhos, pensamentos e sentimentos, entre luzes e sombras. 


Tenho estado mais silencioso, mas apenas porque há muito a pensar, digerir, em tempos de maior escuta, a acompanhar, não me saindo palavras a partilhar. Acontece. Não é a primeira vez. Sinto pouco o que escrevo. E apago. Sinto desnecessário. Volto a apagar. E não é falsa humildade, apenas sinto preferível o silêncio. Alguém, na brincadeira, dizia: vais perder seguidores. Eu ria. Não estou aqui pelas redes por números. Além do mais, nunca se perde quem não se possui e, sobretudo, quem permite a liberdade do outro. 


Nos tempos de descanso tenho visto audições de talentos. Vale o algoritmo e aparecem histórias incríveis, de risco, de superação, de deixar a beleza surgir, de humor, de vidas duras (além dos diferentes Got Talents, também vejo alguns do RuPaul Drag Race). E emociono-me. Pelas performances, mas também por pensar que nós humanos temos na mão escolher o bem e o mal. Impressiona-me esta luta de luz e sombra. Vejo os ódios e amores na redes, onde se arrasa a outra pessoa com a facilidade de um clique. Faço silêncio. Fico a pensar nas minhas lutas. Também nas vezes que me seria mais fácil desdenhar, arrasar. E peço a Deus que me ajude a optar pelo bem. 


Afinal, de um segundo ao outro tudo muda. Sem ter de estar alerta com medo de fatalidades, não se trata disso, podemos contribuir para o Bem. É certo que o caminho de cura de alma é exigente, mas ainda assim vale a pena percorrê-lo. É libertador. Saímos a ganhar. Há uma luz nova que brota e os talentos tornam-se caminho de arte, de vida, de recordar, como no Salmo 8, que temos poder divino nas mãos e somos coroados por Deus de honra e de glória. Esboço um sorriso, agradecido a Deus, compreendendo um pouco mais do quanto Ele continua a acreditar em nós. 


O mundo vive em mudança. Somos nós, com as nossas decisões de mal ou de bem, que também orientamos o seu rumo. Que possam ser cada vez mais de bem, de respeito, de vida, de paz. Rezo para sermos cada vez mais luz.


Sem comentários:

Enviar um comentário