sexta-feira, 17 de junho de 2022

Serenidade


[Breve conversa solta]

- O que faz algumas pessoas serem tão serenas? Parece que não têm problemas, dúvidas, questões de fundo. Gostava de ser assim.

- Assim, como? 

- Olhe, como o P. Paulo. Transmite tanta serenidade. 

- Obrigado por dizer. Sim, existe serenidade em mim. E dúvidas e questões de fundo e irritação e incómodos e chatices e risos e alegria e humor e tantas mais coisas de todas as cores. 

- E como lida com isso tudo? 

- Aprendi a respeitar-me cada vez mais. Há dias que custa, sobretudo quando estou mais cansado. Noutro, divirto-me e vejo o potencial de compreensão que aceitar o imenso de sentimentos e pensamentos traz. Ajuda ainda uma boa conversa com quem me acompanha espiritualmente e, quando necessário, uma conversa mais psicoterapeuta. 

- Desculpe a pergunta, mas faz psicoterapia?

- Já fiz com regularidade semanal, agora apenas em momentos muito pontuais. 

- Gostava de ter essa coragem.

- A minha é a minha. Pense na luz da sua. E quem sabe surgem passos novos.


Sem comentários:

Enviar um comentário