quarta-feira, 8 de junho de 2022

Céu sem véus


[Notas soltas ao anoitecer] Há dias dei por mim a pensar no céu sem véus. Esse pensamento tem-me acompanhado. O cru da realidade: do sentir, dos desejos, dos impulsos, das acções, dos motivos e razões, do inconsciente ao verdadeiramente consciente. 


Ajudar as pessoas que escuto a descobrir, desbravar, desvelar a sua verdade exige sabedoria. Para isso, tenho de ir percebendo esse significado para saber como promover essa ajuda com a delicadeza que merece o terreno sagrado da vida de cada pessoa. Também, e será mesmo sobretudo, para saber o meu limite na ajuda. 


No meu tempo de silêncio tenho-me dedicado mais à leitura. De alma, como é natural. E de textos de outros. Terminei há dias “As velas ardem até ao fim” de Sándor Márai. Várias passagens deixaram-me em silêncio, a pensar. A boa literatura tem mesmo o condão de nos pôr a relativizar dramas existenciais. Ou então, a pô-los no modo certo, que nos ajudem a crescer como pessoas mais profundamente humanas. Todas as histórias que escuto e as que leio fazem-me rezar o céu e os véus. Melhor, os não véus no céu. 


O véu rasga-se com a morte de Jesus. Não é um véu qualquer. É o do templo. O que impedia ver o Santo dos Santos. A morte abre caminho para a verdade. Na escuta, faço por cumprir um propósito: que a pessoa seja um pouco mais livre de véus.


Pergunto-me se não será isto que nos faz ser mais humanos uns com os outros: ajudarmo-nos a ser mais céu.


Sem comentários:

Enviar um comentário