quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Sejamos luz




[Secção pensamentos soltos em tempos de tanto] Atravessa-se por aqui um temporal que agita árvores e almas. Sair de casa é como ser fustigado com perguntas sobre a sensatez. Faz sentido sair nestas condições? É urgente? É necessário? O silêncio surge e o recolhimento torna-se evidente. Apenas o orgulho torna-se bastião diante do querer afirmar a negação como “loucura de todos”, “apenas são os mesmos números de anos anteriores agora destacados”, “querem é tirar-nos a liberdade”. E o vendaval agita almas e os números cada vez mais são rostos. Talvez não sejam os seus. Mas são rostos aos quais não se fazem despedidas, ficando o “gosto muito de ti” por dizer, sem tempo para pensar na liberdade, mas no amor.


Mais um a exagerar? Pois, como padre escuto as dores concretas e não imaginadas. Chegam-me cada vez mais pedidos de oração por nomes: nos cuidados intensivos; no ventilador; no cansaço e esgotamento da entrega pelos doentes; que partiram sem despedidas; no desespero do pão a rarear; a serem julgados e menosprezados, especialmente crianças, por estarem infectados; com a saúde mental a vacilar. Escuto as dores concretas e não imaginadas. Acolho os pedidos. E no silêncio das horas, diante de Deus que conta connosco para cuidar seja de quem for, abro-me à luz e ao infinito da oração, entrego cada nome, peço e envio serenidade às dores concretas e não imaginadas.


“Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.” Cada um de nós pode fazer a sua parte. Aos políticos, que esqueçam ideologias e ponham os recursos em favor das pessoas. Aos que podem ficar em casa, que façam o esforço de realmente ficar, por respeito a todos os que não podem ficar, em especial os que estão a cuidar até ao limite do impossível. Se alguém passa dificuldades, materiais ou emocionais, liberte-se da vergonha de pedir ajuda. Quem possa ajudar, material ou emocionalmente, faça-o na consciência dos seus limites. A vida de todos começa no gesto de cada pessoa que vive a regra de ouro desde o amor: faz aos outros o que gostarias que te fizessem. Neste temporal, sejamos luz.


Sem comentários:

Enviar um comentário