[Secção pensamentos soltos sobre criticar] Criticar algo é fazer uma apreciação, uma avaliação. A crítica entra no campo racional. Apesar da palavra estar rapidamente conotada com o negativo, a crítica também pode ser positiva, vulgo elogio. No entanto, muitas vezes entra-se no campo emocional e as críticas, sobretudo as negativas, evoluem de tal modo que se transformam em maledicência que muitas vezes não são mais do que a inveja e frustração de quem as faz.
Acredito que muitos, senão todos, dos professores que se disponibilizaram para estar à frente das câmeras praticamente sem preparação estão a dar o melhor que sabem nesta novidade. Acredito também que aceitam as críticas, as verdadeiras críticas, que possam ajudar a melhorar o seu trabalho. Se há falhas técnicas, pedagógicas e/ou didácticas detectadas, obviamente que devem ser corrigidas, enviando informação bem argumentada aos sítios correspondentes. Tudo o resto, em especial o gozo de baixo nível a roçar o bullying que dá vergonha de ler e ouvir, é lixo.
Da minha parte, o agradecimento a todos os professores que nestes tempos têm sido excelentes profissionais, renovando-se e reinventando-se, na sua dedicação a ensinar e a educar.
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