quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Dia Mundial da Saúde Mental




[Secção pensamentos soltos em dia mundial da saúde mental] Quando há uns anos partilhei ter feito psicoterapia (e na altura ainda assim num misto de medo e de vergonha pelos julgamentos), fi-lo por dar-me conta do quanto havia de medos e tabus sobre o campo mental na sociedade, em particular, na vida religiosa. No entanto, os feedback recebidos, muitos deles em privado, a agradecer a coragem (?), confirmaram-me o quanto era necessário falar até normalizar e, a meu ver, mais que isso, naturalizar a questão da saúde mental. Na altura, saía-me a vontade de gritar, num “acordem para a vida”. Mas sabia que ainda seria apontado como: “olha este a projectar o que ele mesmo precisa”. De facto, apesar de muito se assistir de neuroses sociais, fruto do bombardeamento de informação sobre a formatação humana, o caminho não é o do grito, mas a partilha de “se estou bem e me vêem bem, tal também se deve a caminho de psicoterapia onde muita sombra foi iluminada”. Não me parece que todos tenhamos de passar por psicoterapia, mas todos somos convidados a mergulhar na beleza do amor-próprio que desperta o amor ao próximo. Por isso, a boa saúde mental de cada pessoa, afecta toda a sociedade. Na actualidade, onde somos bombardeados por “ter de estar obrigatoriamente bem, feliz e super-em-tudo, física-intelectual-relacional-e-socialmente”, é fundamental reconhecer a importância da saúde mental no caminho do equilíbrio do conhecimento e no diálogo entre emoção e razão, juntando a espiritualidade. Se naturalmente procuramos um ortopedista, cardiologista, etc., quando assim é necessário, que seja igualmente natural a ida a um psicoterapeuta, psicólogo ou psiquiatra. E quando não é o próprio a vivê-la, que não se goze, faça desdém, burla, mas, além de pensar se não está realmente a precisar por estar a gozar com outra pessoa, sorria e agradeça por alguém fazer caminho de amor por si com efeitos de vida para os outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário