quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Papa Francisco e Clero





Uma querida amiga enviou-me este vídeo que, apesar de publicitário, está muito bem apanhado para muitos temas. Pouco depois, li um artigo sobre a audiência do Papa Francisco a participantes de uma conferência organizada pela Congregação para o Clero. Fazendo alguma relação com o vídeo, ressaltam-me estas frases:

“Um bom sacerdote é antes de tudo um homem com a sua própria humanidade, que conhece a sua própria história, com as suas riquezas e as suas feridas, e que aprendeu a fazer as pazes com ela, alcançando a serenidade de fundo, própria de um discípulo do Senhor.”

“É melhor ficar longe dos sacerdotes rígidos, eles mordem. Lembro-me daquilo que disse Santo Ambrósio no século IV; onde há a misericórdia está o espírito do Senhor. Onde há a rigidez, estão só os seus ministros. E o ministro sem o Senhor torna-se rígido. E isso é um perigo para o povo de Deus.”

“É interessante: quando um jovem é muito rígido, muito fundamentalista, eu não confio. Detrás daquilo existe algo que ele mesmo não sabe.”

“As nossas raízes ajudam-nos a recordar quem somos e de onde Cristo nos chamou. Nós, sacerdotes, não caímos do céu, mas somos chamados por Deus, que nos tira ‘de entre os homens’, para constituir-nos em ‘favor dos homens’”.


Sem comentários:

Enviar um comentário