quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Nome e desafios




[Aula de 9.º ano - a primeira] As apresentações podem tornar-se um pouco secantes para os alunos. Afinal, eles dizem o mesmo algumas vezes. Propus algo: “Gostava que me dissessem o vosso nome e, depois, que desafios cada qual sente como dinamizadores em tornar o mundo melhor, mais humano.” Antes da proposta, dirigi-me a cada um(a) e... “você é espectacular!”… (rostos de estranheza e sorrisos). Depois, disse-lhes que não eram o futuro da humanidade. É sempre interessante ver a reacção de indignação. “Alguém tem noção do porquê?” “Porque somos o presente.” Responde um, logo na segunda possibilidade. “É isso. Neste aqui e neste agora, o que cada um de nós faz já tem um sentido. Sim, na tal história de estudar, aplicar-se e, de forma especial na minha disciplina, em humanizar(-se). Então, começamos por aqui… nome e desafios.” Fui escrevendo no quadro. Há muito material para trabalhar ao longo do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário