segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Um dos lados negativos do facebook





Há pouco, um amigo avisou-me que viu um perfil com uma foto minha. Vi o perfil, falso evidentemente, e telefonei de imediato para a Polícia Judiciária, pois, além de usurpo de identidade (com duas fotos minhas, uma de perfil e outra com o meu pai, como sendo suas), constatei que entre as “amigas” [apenas tem “amigas”] havia fotografias de menores. A PJ não recebe denúncias ou queixas por telefone. Aconselharam-me a ir à Polícia aqui. Fui. Não posso apresentar queixa, por ser uma conta portuguesa. No entanto, ficou registado em ocorrência para me ilibar caso seja cometido algum crime ou delito a partir desse perfil. Na Polícia disseram-me que não tem perfil de pedofilia, mas de possível acção de burla (algo bastante frequente. Criam-se perfis falsos, com fotos simpáticas e acolhedoras, e depois de algumas trocas de mensagens, pede-se dinheiro por algo: saúde, viagens, etc.) Antes de denunciar no facebook, queria que a Polícia visse a conta, pois poderia ser bloqueada antes de se fazer algo. E se fosse situação de pedofilia facilmente poderia criar outra conta. Já denunciei como falso e a equipa do Sr. Mark Zuckerberg já o eliminou. Não é a primeira vez que lido com perfis falsos, por isso costumo estar muito alerta. Mas, claro, alguém com a mesma foto não vai pedir amizade. Estejam atentos, sobretudo pais e mães, que o facebook e afins também pode ter muito “dislikes”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário