domingo, 27 de julho de 2014

Agradecimentos [na Missa Nova]




Uma das muitas surpresas que me prepararam... uma rede de pesca, com conchas, recordando o Mar, que suporta inúmeras fotos (algumas quais bons “tesourinhos deprimentes” que me fizeram rir bastante)... já nem me lembrava que tinha feito a 1ª Comunhão de All Stars... ;) ramos de oliveira, sim andam a ler os meus posts... eheheh



[Este post é longo. Partilho o texto que li ontem, dando os agradecimentos neste tempo da minha vida, em especial na Missa Nova]

Este momento, em que vou dedicar-me aos agradecimentos, tem como inspiração uma grande mulher: a Mafalda. Ela gostaria muito de estar aqui, mas os seus ossos (ela tem a doença dos ossos de vidro) não permitiram que desta vez fizesse uma viagem até cá. É uma mulher de força e inspiradora, com um desejo imenso de cá estar. Trago-a desta forma: há uns anos escreveu um texto “Obrigado”... e assim, começo...

Obrigado Senhor por seres quem és, em mistério que se revela Corpo que se dá em alimento. Obrigado por não cessares de criar… e provocando-te sorrisos ou lágrimas, alegrias ou dores dilacerantes, continuares a confiar na humanidade.  

Obrigado pela Igreja, esta concreta, constituída por homens e mulheres concretos que põem a render os dons e, apesar de por vezes os desperdiçarem por medo, vergonha ou abuso de poder, continuarem nesta procura da tua vontade, dando o seu melhor no serviço.  

Obrigado pela Companhia de Jesus, por tantos companheiros que consciente ou inconscientemente me ajudaram a ser quem sou e que, em especial os formadores, foram confiando em mim nesta entrega. Agradeço-te de forma especial pelo Carlos, pelo Frederico, pelo Gonçalo, pelo João e pelo Pedro: cada um ao seu modo me revela a amizade e o companheirismo nesta graça do sacerdócio. Gracias por Nacho Boné, por Toño García y, aunque ella no sea jesuíta, por Asun: en mi vida también hay un antes y un después de me haber encontrado con ellos. 

Obrigado pela minha mãe Maria e pelo meu pai José. Mesmo não sendo eu Jesus na terra, foi e é graças a eles, que O fui descobrindo e tento participar cada vez mais da Sua vida. Obrigado pelo seu exemplo de força, de determinação, de humor, de capacidade de encaixe, sobretudo quando a vida dá voltas que eles não esperam. Obrigado por, apesar de não terem netos biológicos, estarem sempre dispostos a receber de braços abertos os inúmeros netos de amizade.

Obrigado pela Suzanne, pela Letinha, pelo Deli, pelo Luís Amaral, pelo Hugo, pela Emília, pela Maria Luísa, pela Patri, pela Esther, por nesta amizade com contornos de laços alargados de família, condensarem todos os familiares e amigos presentes nas mais variadas formas, na sua diversidade de crenças, aqui ou por esse mundo fora, como o Pablo Kramm, no Chile, ou virtuais, como no facebook ou blogues, também na oração, como as amigas carmelitas, e por no pensamento ou no abraço, todos, mas todos, me fazerem recordar tantas conversas, voos, encontros contigo, gargalhadas, “likes”, comentários, estupidezes, choros, aulas, histórias, dúvidas, sonhos, petiscos, danças. 

Obrigado pelo P. Mário, que na amizade e serviço, também condensa esta comunidade paroquial aqui em Portimão. Obrigado por desde o primeiro momento escutar da sua parte: “não te preocupes com a organização, recorda que esta também é a tua casa”. Obrigado pela Dra. Isilda, por, na qualidade de Presidente da Câmara, ter mostrado toda a sua disponibilidade e colaboração para que esta festa seja de todos, já desde a viagem até à ordenação, em Coimbra. Sim, obrigado por toda a entrega destas pessoas que também, seja pela música, como o Coro, seja nos comes e bebes no Salão dos Bombeiros, ajudaram a que esta festa se tornasse fruto de partilha da comunidade, ao jeito da multiplicação dos pães… 

Obrigado pela minha fé, esperança e caridade. Sem interessar a quantidade, vão sendo diálogo entre o teu dom e a minha resposta, umas vezes com mais encontrões e tropeços, outras em velocidade de cruzeiro. Obrigado por este novo dom do sacerdócio. Que nunca me canse de te dar graças por ele e, sobretudo, pô-lo ao teu serviço, nesta dádiva de vida na paternidade espiritual, em especial por aqueles que mais sofrem e estão afastados da Tua casa.

Senhor, é isso, agradeço-te por seres quem és.

E agradecendo ainda o carinho, protecção, o Sim de Maria para acolher o Filho no seu seio, rezemos uma Avé-Maria a Nossa Senhora da Conceição.

Sem comentários:

Enviar um comentário