sábado, 22 de março de 2014

O meu primeiro baptismo


Guillaume  
(editada por mim)

(Versión en español en los comentarios)


Depois de ter presidido ao meu primeiro casamento, pedi a Deus que me concedesse a graça de poder celebrar um baptismo antes de ser padre. São os dois sacramentos que o diácono pode presidir e celebrar. Há 3 semanas, o padre do Santuário de Notre Dame de Fátima telefonou-me a perguntar se estaria disponível para celebrar um baptismo. Recordei o meu pedido a Deus. Hoje, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, baptizei pela primeira vez. O pequeno Lorenzo, muito simpático, ia sorrindo meio envergonhado. Não achou piada à água na cabeça, mas quando a mãe limpa o excesso de água, dá um sorriso enorme. No princípio estavam todos, pais e família, com aquela timidez de “não-se-saber-o-que-fazer”. Convidei-os a entrar na capela baptismal, disse-lhes: “não se preocupem se se enganarem, pois pode-me acontecer o mesmo. É o meu primeiro baptismo”. Rimos todos! A celebração seguiu com muita naturalidade. Se no casamento estava diante da família, no baptismo conheci todas as pessoas hoje mesmo. E é isto: sou chamado ao(s) conhecido(s) e ao(s) desconhecido(s)… por outras palavras, a graça da universalidade. Rezo pelo Lorenzo e pela sua família! :)

1 comentário:

  1. Mi primer bautismo

    Después de haber presidido mi primera boda, pedí a Dios que me concediera la gracia de poder celebrar un bautismo antes de ser cura. Son los dos sacramentos que el diácono puede presidir y celebrar. Hace 3 semanas, el cura del Santuario de Notre-Dame de Fátima me llamó para preguntarme si estaría disponible para celebrar un bautismo. Recordé mi petición a Dios. Hoy, en nombre del Padre, del Hijo y del Espíritu Santo, he bautizado por primera vez. El pequeño Lorenzo, muy simpático, iba sonriendo medio avergonzado. No le gustó mucho el agua en la cabeza, sin embargo, cuando la madre limpiaba el exceso de agua, regaló una enorme sonrisa. En el principio estaban todos, padres y família, con aquella timidez de “no-se-sabe-que-hacer”. Los invité a entrar en la capilla bautismal y les dice: “no se preocupen si se equivocan, pues me puede pasar lo mismo. Es mi primero bautismo”. ¡nos reímos todos! La celebración siguió con mucha naturalidad. Si en la boda estaba delante de la familia, en el bautismo conocí todas las personas hoy mismo. Y es esto: soy llamado a lo(s) conocido(s) y a lo(s) desconocidos… por otras palabras, la gracia de la universalidad. ¡Rezo por Lorenzo y por su familia! :) [Foto: Guillaume - editada por mi]

    ResponderEliminar