segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Detalhes... ou pormenores!



(Versión en español en los comentarios)

O que atrai numa pessoa? 

Por vezes penso na característica de ser. Ser em detalhe que chama a atenção, ou que, no silêncio desse mesmo detalhe, torna-se verdadeiramente especial. Não significa necessariamente inteligência, nem beleza fashion. O olhar, a pergunta que faz e como faz, o interesse pelo circundante, aquilo que a torna única... simplesmente única.
Tenho encontrado tantas pessoas assim, únicas. Interessantes de conhecer. Pela sua simplicidade, pelo seu vestir, pelo seu desejo de descoberta, pela gargalhada sonante, pela recordação de cada momento. A imagem que me surge: sentar-me a tomar chá e ficarmos horas em conversa. Depois, partirmos os dois mais cheios dando o melhor de nós por esse mundo fora. Afinal, ficámos mais preenchidos de novidade. Talvez por isso é que acabo por ver, mesmo no comum do quotidiano, uma nova tonalidade, retocada pelo detalhe que marcou o dia. 
Sei que a vida não é sempre pautada por isto, assim, como uma pintura bonita de dias floridos. No entanto, se se torna como uma máquina de rotina, onde tudo é igual, na “mesma como a lesma”, corre-se o risco de não viver o que nos é dado, nem as pessoas que conhecemos ou surgem pelo caminho. E não seria necessário esperar por um “abanão forte”, como uma doença ou a morte... basta estar atento ao pormenor. Mesmo que aparentemente seja pequeno, pode ser o suficiente para mudar a vida. 

1 comentário:

  1. ¡Detalles... o pormenores!

    ¿Qué atrae en una persona?


    Por veces pienso en la característica de ser. Ser en el detalle que llama la atención, o que, en el silencio de eso mismo detalle, se torna verdaderamente especial. No significa necesariamente inteligencia, ni belleza fashion. La mirada, la que pregunta qué hace y cómo la hace, el interés por el circundante, aquello que la torna única... simplemente única.

    Tengo encontrado tantas personas así, únicas. Interesantes de conocer. Por su simplicidad, por su vestir, por su deseo de descubierta, por la carcajada sonante, por el recuerdo de cada momento. La imagen que me viene: sentarme a tomar un té y quedarnos horas en charla. Después, partir los dos más llenos dando lo mejor de nosotros por ese mundo fuera. Pues, hemos quedado llenos de novedad. Tal vez por eso es que acabo por ver, mismo en el ordinario del cotidiano, una nueva totalidad, retocada por el detalle que ha marcado el día.

    Sé que la vida no es siempre pautada por esto, así, como una pintura bonita de días floridos. Sim embargo, si se torna como una maquina de rutina, donde todo es igual, lo mismo, se corre el riesgo de no vivir lo que nos es dado, ni las personas que conocemos o surgen en el camino. Y no sería necesario un temblar fuerte, como una enfermedad o la muerte... basta estar atento al detalle. Mismo que aparentemente sea pequeño, puede ser el suficiente para cambiar la vida.

    ResponderEliminar