sábado, 22 de setembro de 2007

Quatro ícones para os Exercícios Espirituais

Quatro pinturas para as quatro semanas dos Exercícios espirituais, de Josep Asunción e Gemma Guasch, Barcelona. .
"Vós morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus." (Col 3, 3) . É possível ver uma silhueta, tanto masculina como feminina, porque Deus assumiu a totalidade da condição humana, abrangendo tudo e todos. Foi inspirada numa talha amputada de um Cristo românico. Os braços têm de ser completados por nós assim como os traços do rosto. .
1. "Sentir o conhecimento interno das desordens das minhas operações." [EE 63] O caos inicial. Forças ascendentes e descendentes, impulsos contrapostos, manchas, coágulos, núcleos densos por libertar no interior de cada um. .
2. "Pedir conhecimento interno do Senhor que, por mim, se fez homem, para que mais o ame e o siga." [EE 104] A emergência da silhueta humana. Também a de Cristo o modelo da humanidade-divina. Mas também a gestação quase como um feto recoberto pelo sangue de uma placenta. .
3. "Considerar como a divindade se esconde." [EE 196] A noite e a escuridão onde nos perdemos. Ao mesmo tempo, o meio por onde avançamos para além de nós mesmos e das evidências em que nos poderíamos instalar. .
4. "Considerar os verdadeiros efeitos da ressurreição." [EE 223] Finalmente, a luz. Branco sobre branco donde a Vida e a Palavra começam de novo. Esta irrupção é o resultado de complexos processos que ao fim rasgam o véu do Desconhecido.

1 comentário:

  1. Mais do que um grande texto explicativo sobre o que são os Exercícios, penso que a arte pode transmitir muito mais que muitas palavras...

    Estas pinturas estão na Casa de Retiros de Manresa - perto de Barcelona. Nesta cidade, Inácio de Loyola teve a sua "revelação" na chamada "cueva" onde iniciou a escrita dos Exercícios.

    Mas, para os mais interessados deixo aqui um pequeno resumo do que são os Exercícios Espirituais (EE):

    Os EE são a base da espiritualidade inaciana, pautada na própria experiência de Inácio de Loyola (1491-1556). Trata-se de um manual prático que estabelece um conjunto de normas e procedimentos de oração que têm como objectivo favorecer ao exercitante o exame de consciência, que é muito mais que um exame de pecados. Os Exercícios envolvem todo o Corpo, quer na sua interioridade, quer na exterioridade, caracterizando-se como um treino planificado e orientado, onde quem pratica é acompanhado de perto por quem ministra. Assim, o processo ultrapassa o âmbito exclusivo da oração, alcançando um carácter pedagógico. Os EE são o resultado de cerca de duas décadas de peregrinações, meditações e estudos do seu autor Inácio de Loyola. A dinâmica dos Exercícios concebe uma pessoa que orienta e transmite experiências e outra que, ao seguir suas directrizes e prescrições, coloca-se activamente num processo de experiência, reflexão e avaliação com o objectivo de regular afeições que possam estar desordenadas e superar fraquezas.

    ResponderEliminar