terça-feira, 25 de setembro de 2007

Galerias Romanas

As Galerias Romanas da Rua da Prata, que só podem ser visitadas uma vez por ano, vão abrir ao público nos dias 28, 29 e 30 de Setembro, no âmbito da programação das Jornadas Europeias do Património. O monumento poderá ser visitado gratuitamente entre as 10h00 e as 18h00 e a entrada será feita pela Rua da Conceição, junto ao nº. 77. O acesso às galerias será feito em grupos de 30 pessoas, orientados por técnicos do Museu da Cidade, que irão dar a conhecer uma rede de galerias perpendiculares de diferentes alturas, provavelmente utilizadas na época imperial romana para armazenamento e trabalhos técnicos.
Descobertas 16 anos depois do Terramoto de 1755 no subsolo da Baixa de Lisboa durante os trabalhos de reconstrução da cidade, as Galerias Romanas terão sido edificadas entre o século I a.C e I b.C, tendo em conta as suas características arquitectónicas e construtivas.
Mas atenção: a última entrada é às 17h30 e, dependendo do número de visitantes, a fila poderá encerrar antecipadamente!

3 comentários:

  1. Lembro-me de há uns bons anos atrás, ainda pequeno, ver na Baixa, japoneses sorridentes com máquinas fotográficas ao peito e chapéus de pallha a sairem de uma entrada de esgoto no meio da estrada, com um polícia a parar o trânsito. Parecia uma cena do woody allen. Ri a imaginar se não existiria um corta-mato no interior da terra que ligasse o Japão e a Baixa Pombalina. O meu irmão disse-me que eram as ruinas romanas, fiquei sempre com a curiosidade de as ir visitar e ver até onde iriam dar...

    ResponderEliminar
  2. Não vão dar a lado nenhum. Entra-se e sai-se pelo mesmo buraco.
    Na realidade interrompem o trânsito e tornam a Baixa num inferno.
    Até compreendemos.
    Mas como também temos uma árvore de Natal, e agora o Terreiro do Paço fechado (sabe-se lá para quê!?) ao trânsito aos Domingos, não gostamos.

    ResponderEliminar