sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Ansiedade


Um dia o sol emaranhou-se numa árvore deixando a terra mergulhada em escuridão. Para tentar salvar o mundo, um pequeno esquilo embrenhou-se entre os ramos da árvore, dia e noite, perdendo mesmo o seu pelo e a sua cauda devido ao intenso calor do sol. Trabalhou com afinco até que livrou finalmente o sol da sua prisão terrestre. Como recompensa, o sol concedeu o dom de voar à despida criatura e, desta forma, o pequeno esquilo transformou-se no primeiro morcego da terra.

Foi a este conto da mitologia dos indios americanos, cheio da esperança, de compaixão e de representação do que há de melhor em cada um de nós que Pina Bausch foi buscar parte da inspiração para “Fur die Kinder von Gestern, Heute und Morgen” (“Para as Crianças de Ontem, Hoje e Amanhã”).
É este espectáculo que a Wuppertal Tanztheater de Pina Bausch vai apresentar em Abril, no Teatro Camões, em Lisboa, para celebrar os 30 anos da Companhia Nacional de Bailado.

Em Outubro do 2005, Pina Bausch esteve com a sua companhia no Teatro São Luiz, em Lisboa, para apresentar os espectáculos "Ten Chi/Céu e Terra", projecto desenvolvido pela artista no Japão, e "Nelken/Cravos", coreografia dos anos 80, ambos sempre com salas esgotadas (de que tive a oportunidade de falar
aqui).

Foi com coreografias como "Nelken" e "Café Muller" que a artista, nascida na Alemanha em 1940, granjeou grande notoriedade, tornando-se uma das mais importantes referências e influências do meio internacional da dança.
As datas previstas são, segundo o Teatro Camões, de 5 a 8 de Abril. Mais informações aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário