terça-feira, 1 de março de 2022

Sejamos Luz. Sejamos Paz.


[Breves notas muito pessoais] Tem sido muito pouca a vontade de escrever. Não me sinto capaz para reflexões. No meio de todos os afazeres, aproveito cada minuto para recolher-me mais em silêncio. “Amar os inimigos” circula-me pelo coração durante esse tempo, enquanto, à maneira da contemplação inaciana a aplicar os sentidos, imagino Jesus a dizê-lo e pôr em prática. Tem feito com que vá aos lugares e tempos em que desprezei, magoei, maltratei alguém, por pensamentos, palavras, gestos ou omissões. 


Com o impacto das imagens, surge o querer fazer mal a quem está a fazer mal. É natural. O instinto de sobrevivência desponta a defesa, em emoções de zanga, tristeza e raiva. Acolho-as. Imagino Jesus a dizer “amem os inimigos”. Hoje, compreendo que vai para lá de gostar ou aprovar o mal que eles fazem. Nada disso. Mas, amar a pessoa. Porque também eu posso ser inimigo de alguém, real ou simbolicamente (basta ser padre, por exemplo). E várias vezes trouxe ao pensamento e coração Vladimir Putin, imaginando a raiva e a sede de poder que leva dentro. Apesar do poder que lhe foi dado, é tão homem quanto eu. Quem agride daquela forma sofre imenso, sobretudo nos lugares mais fundos do inconsciente. E, apesar da zanga e tristeza que me surgem quando o rezo, peço que seja Jesus a iluminar-me o caminho no desejo de bem para este homem. Não quero alimentar a escuridão, o vazio, em vingança. Quero ser intermediário desse amor na minha oração por ele e por quem agride. Desejo que pare e que seja responsabilizado pelos actos. Desejo que seja atravessado por bênçãos. 


Volodymyr Zelensky no discurso ao Parlamento Europeu pedia a liberdade. As suas palavras, carregadas de rostos e nomes, pediam liberdade e humanidade. Acredito, e sei que pode soar ingénuo, que os milhões de nós sem poder político ou militar, o podemos ajudar nesse caminho reconhecendo o mal que nos habita, entregando-o a Deus, dando lugar ao bem: na oração, no acolhimento, na ajuda possível em acções, géneros, dinheiro. Se cada pessoa se torna melhor, o mundo torna-se melhor. Afinal, cada um de nós é mundo, com possibilidade de caminho de esperança. Sejamos Luz. Sejamos Paz.


Sem comentários:

Enviar um comentário