domingo, 19 de setembro de 2021

Paulo de Paz



[Secção pensamentos soltos sobre redes sociais] Já ando pelas redes há uns anos. Nesta ou naquela plataforma, tenho vindo a publicar em modo partilha, com reflexões e humor, seja nos pensamentos soltos, com letras verdes, coisas de nada ou na vida de um padre, por vezes também de corpo e pelas breves orações. Muitos dos textos acabaram por ser compilados em dois livros. Tudo já levou a muitas conversas, com pessoas a interrogar, a abrirem-se à fé, a serenar o coração, a descobrir novas faces de Deus. Vão-se juntando e tanto no Facebook como no Instagram passam os 11 mil seguidores em cada uma.


Tenho trabalhado a liberdade em relação às redes. Várias vezes pensei sair. Há muita tensão, onde o conflito, o desdém e o ataque são facilmente postos como possíveis e adquiridos. Por mais que não se queira, as redes influenciam a vida. Têm impacto social e político, também religioso. Tenho cada vez mais consciência do quanto as pessoas tomam o “vi na net, logo é verdade”. Pois. Daí a noção da responsabilidade também como caminho de paz. Aquando da polémica da Carta aos Efésios, do que mais percebi foi a responsabilidade que há a ter quando somos seguidos por milhares de pessoas. O meu vídeo foi visto por mais de 20 mil pessoas. Isto deu-me e dá-me que pensar: para sermos homens e mulheres de paz, a liberdade tem de estar sempre aliada à responsabilidade. Tal implica observação, silêncio, reflexão, liberdade interior. No caso das redes, mais ainda. Se quero ser “Paulo de Paz” (ou, convido a cada qual pôr o seu nome), tenho de estar atento às profundas motivações que me movem. Afinal, uma publicação pode fazer muito mal ou muito bem.


A todas as pessoas que têm chegado, deixo o meu abraço. Por todas rezo em cada dia. Por aqui, tentarei seguir o caminho de paz e promoção de humanidade. O Deus no qual acredito convida-nos a amar como Ele amou. E isso talvez seja do mais maduro que há, onde liberdade e responsabilidade juntas são lugares de adultez e de amor. Por aqui seguimos em partilhas. Obrigado pela confiança.


Sem comentários:

Enviar um comentário