quarta-feira, 29 de setembro de 2021

A beleza de ser pessoa


[Secção pensamentos soltos com letras verdes sobre a beleza de ser pessoa] Terminei há pouco de orientar mais um grupo de Exercícios Espirituais de 8 dias. É sempre gratificante sentir, observar, confirmar como o Espírito vai trabalhando no coração de cada pessoa. O caminho da verdade connosco próprios é tão libertador. É igualmente exigente, duro, a ser feito com muito respeito, sem voluntarismos, mas profundamente libertador. 


Somos bombardeados de muita informação de como se é suposto ser. Já desde o ventre materno, com os mais menos descansos e alimentações, desejos, emoções, recebemos sentir que já influencia a existência. Depois, nas inúmeras relações  ao longo da vida, muito mais recebemos. Obviamente, muita informação intelectual, emocional e espiritual é boa, necessária, construtiva, de sentido de si e de outro. Informação de Amor, poderia chamar. Mas, em paralelo, também há tanta porcaria, castrações, imposições, directas, indirectas, que ofuscam a beleza do ser. E, a que mais me dá que pensar, é aquela que surge com aparência de bem. E totalmente perversa ainda, quando é em nome de deus (sim, neste caso, em minúsculo). Informação de desamor, poderia chamar. É por isso que um retiro, bem acompanhado e orientado, torna-se lugar de liberdade. Repito, é exigente, duro, a ser feito com muito respeito. Tal como subir uma montanha ou correr uma maratona exige preparação, também ir desbravando a alma implica tempo, equilíbrio, noção dos limites. As informações de desamor não se arrancam, precisam da delicadeza da integração, pois muitas emoções afloram, em novidades de comportamentos que não se esperam. Por isso, não pode ser um caminho de heroísmo, mas acompanhado por quem sabe orientar. 


Pela tarde, passei pela Centésima Página. Enquanto olhava para todos aqueles livros, que, desde a literatura, à poesia, aos mais técnicos nas diversas áreas, retratam do melhor ao pior da humanidade, escrevi uma pequena oração em letras verde, a pensar na beleza de ser pessoa. Sexta-feira começo outro turno de Exercícios, com a maravilha de colaborar com Espírito a dar Vida. 


Sem comentários:

Enviar um comentário