terça-feira, 1 de junho de 2021

Dia Mundial da Criança


AA


[Secção pensamentos soltos em dia da Criança] Os anos que passei mais próximo de crianças ajudara-me a conhecer melhor o ser criança. Observava as brincadeiras, o estar de cada idade, também as suas conversas, o seu lado emocional e capacidade imaginativa. Está muito arraigada a ideia de que as crianças não se apercebem da realidade que as circunda, sobretudo as conversas de adultos. Não só se apercebem, como guardam o sentir da luminosidade total à sombra mais profunda. 


Agora que acompanho sobretudo adultos, vejo o ganho dos últimos anos a observar as crianças e adolescentes. São tantos os adultos que em criança ouviram conversas duras, assistiram a gestos bruscos e viveram incómodos que muitos crescidos na altura acharam que não se apercebiam. E agora, com delicadeza, permitir voltar ao sentir de criança para poder acolhê-lo na sua dor, tristeza, desconforto, sem menosprezar, ridicularizar e, mais uma vez, apressar ou desprezar. As crianças têm grande capacidade de resiliência e no desajustado aprendem a sobreviver. Muitas crianças são forçadas a crescer e etapas ficam por respeitar. Depois, à medida que crescem, no desajuste ou conflito repetem os padrões de defesa, normalmente de forma inconsciente. Que bonito podermos publicar as nossas fotos de crianças. Todos o fomos e de algum modo somos. Mas, mais que tudo, ao nos permitirmos crescer, atravessando dores mal respeitadas, sermos capazes de ajudar as crianças serem crianças, os adolescentes serem adolescentes e nunca impor que sejam adultos em miniatura à medida das projecções dos crescidos, em particular mal-amados, frustrados, cansados, desejosos de sentirem amadas as muitas dimensões em si que ainda não o foram. 


É como adultos que percebemos como as crianças têm de ser profundamente respeitadas na sua idade, no seu sentir, sem apressar maturidades, dando-lhe, sim, a possibilidade de voar na alegria até ao infinito. Essa mesma alegria vai ajudá-las a ser plenamente crescidas, a respeitar o tempo das emoções e do intelecto, ganhando liberdade de vida e de sonhos. Feliz dia da Criança.


Sem comentários:

Enviar um comentário