sábado, 8 de maio de 2021

Sobre amizade




[Secção pensamentos soltos sobre amizade] Por várias questões, hoje acabei por andar às voltas sobre a amizade. Vou ser radical: sem amizade não há vida. No grego, “philia” é uma das faces do amor. Ou o amor traduzido numa das suas dimensões: a amizade. Visto deste modo, remeto-me a S. Paulo: “o amor tudo suporta” ou “suportai-vos uns aos outros no amor”. Ainda que o amor a que se refere seja o “ágape”, total e gratuito, falarei em termos de amizade que tudo suporta ou que é caminho de suporte uns de outros.


O suporte de algo dá segurança. Pode estar à vista, em algo decorativo, como pode estar completamente fora de visibilidade, p. ex. os pilares que fundamentam um grande edifício. Se passarmos ao carácter humano, ser suporte de alguém é dar-lhe a confiança de ser quem é sem julgar. A força dessa confiança é fundamental para que na amizade haja esse lugar de segurança, ajudando mutuamente no caminho de autenticidade, sem máscaras, filtros ou obrigações. Há mesmo a beleza da nudez existencial, onde se podem partilhar as alegrias vividas e as dores sofridas, no terreno sagrado de cada amigo. E quando as portas da confiança se abrem na partilha de algo profundamente íntimo, que, em particular, pode ser doloroso, é sinal de que ambas as pessoas tocam paraíso. Esse lugar onde já não há espaço nem tempo para o medo, mas para a força da Vida nova. Sim, é Páscoa. Sim, é Ressurreição. 


Precisamos de amizade para a vida, que apontem infinito. Há amizades de infância. Há amizades que acontecem no caminho, ao longo dos anos, onde se desmontam perdas de tempo a tentar justificar, permitindo ser, simplesmente ser. Aí, surge a “philia”, a face do amor, que suporta, apoia, sustém. Depois, dá possibilidade de ajustar, apontar outros caminhos, eventualmente corrigir. Mas, unicamente quando há amor. E o amor, em philia e agapé, tudo suporta, desejando que o outro, libertando-se de correntes e ganchos de medos, seja profundamente livre e autêntico, colocando todos os seus talentos a render. 


Sem comentários:

Enviar um comentário