domingo, 30 de agosto de 2020

Sombra fonte de luz?



[Secção pensamentos soltos ajudados por auto-retrato de sombra rodeada de laivos de luz] É natural criarem-se imagens de outros que admiramos. Pela expectativa, pelo que dizem e fazem, por o que se pode imaginar que devam representar para nós. Aconteceu isso com Pedro, ao querer um Jesus à sua medida. Mas, haverá pessoas à medida? Talvez para cargos ou trabalhos. Para a existência, a única medida é a do amor.


Pedro levou tempo a compreender isso. “Afasta-te de mim Satanás!” é uma expressão forte, ainda mais vinda da boca de Jesus. Pedro ouvi-a, por não reconhecer que para a luz divina iluminar cada ser humano tem de atravessar todas as sombras. Dar luz à realidade sombria é um grande exercício de verdade connosco próprios. Por vezes é possível fazê-lo sozinho, por outras, há que recorrer à ajuda de um psicoterapeuta, de um padre ou de ambos. A humildade de Pedro foi sendo trabalhada, de modo a perceber que Jesus não precisa de defesas, mas de ser escutado nas palavras e gestos que transformam corações.


Pedro ainda negou Jesus três vezes. Mas, como Jesus não desiste de ninguém, depois da ressurreição perguntou três vezes a Pedro se o amava. “Sim”, respondeu. “Então cuida, acolhe, ama tu também sem julgar.” Toda a sombra atravessada de verdade e amor será fonte de Luz.


Sem comentários:

Enviar um comentário