segunda-feira, 29 de julho de 2019

Lugar único





[Secção coisas de corpo]
- P. Paulo, sinto-me sempre em segundo lugar. Concorro a algo e fico sempre no lugar depois das vagas existente. Nunca tenho lugar. 
- Pode levantar-se, se faz favor. Assim, com ambos pés assentes e firmes no chão, e braços ao longo do corpo. Feche os olhos. Respire normalmente. Tome consciência do aqui e do agora… inspiração e expiração profundas. Alguém pode ocupar o seu espaço? Alguém pode estar onde está? Inspire e expire. Cada lugar é único. Agora deixe-se cair, tentando libertar esse medo de estar no seu lugar.
- Não consigo. 
- Vamos com calma. Comece por dobrar os joelhos. Mais um pouco. [Dou um suave empurrão e cai.] Enrole-se e levante-se devagar. Repetimos. Dobre lentamente. Tome consciência da descida. [Suave empurrão e queda.] Repetimos. [Chega ao máximo de agachamento.] Deixe-se cair. [E cai]. Levante-se devagar. Inspire e expire profundamente. Concentre-se no ventre, na sua força única de mulher. Não separe a cabeça do resto do corpo. Seja totalidade. Tome consciência dessa totalidade. Ame-se para além do racional, da cabeça. 
[Começa a transpirar em bica.]
- Eu sou mais.
- Na existência não há primeiro ou segundo lugar. Aprende-se a ser pleno. O resto vem por acréscimo. Também com as quedas. E viu como conseguiu cair… e ao levantar-se a tomar mais consciência de quem é?
- É possível nascer de novo.

- Bem-vinda ao seu lugar único. 

1 comentário:

  1. Anónimo15:17

    Muito bom este exercício!
    Muito obrigada pela partilha.
    Conceição

    ResponderEliminar