quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Coisas de corpo




Baskar Kundu

[Secção coisas de corpo] 

- P. Paulo, disseram-me que tem jeito para curar maleitas de corpo.
Dei uma gargalhada. 
- Ai, sim. É verdade que gosto de estudar o corpo como um todo. Daí até “curar maleitas”… mas, diga lá.
- Estou com uma dor de pescoço tão intensa. 
Notava-se pelo olhar fechado, enquanto o afagava.
- Já dói há muito?
- Sim, uns 4 dias. 
- Importa-se que toque?
Sentia-se o calor febril na zona. Enquanto lá tinha a mão, continuei:
- Não tem de me responder a mim, apenas para si. Sente-se a carregar alguma responsabilidade? Ou então, sente-se pressionado por alguma decisão a tomar?
- Sim, sim, uma decisão de vida. Estou a caminho de uma possível mudança de país. Mas, não estou com muita vontade.
- Não está com vontade ou tem medo do que pode acontecer?
- Ai, até parece bruxo?, soltando uma gargalhada.
- Não, sou padre. E pisquei o olho, com outra gargalhada. Não tenha problemas com os seus medos. Numa análise de mudanças de vida, são naturais. Dê-lhes nome. Assim, de desconhecidos passam a conhecidos… e, aos poucos, deixam de se acumular no pescoço. 
Tirei a mão.
- Ui, dói muito menos. 
- Consegue perceber porquê? Isto não é milagreiro. É tomar consciência de corpo que vai para além do físico. Abrange o todo que somos, com o que sentimos, vivemos, sonhamos. E quando a dimensão física dá sinal, há que parar e perceber de onde realmente vem a dor. 

Ainda ficámos mais um pouco à conversa. Espero que seja capaz de libertar-se dos medos e da dor. 

P.S. - Temos tanto a descobrir de nós na totalidade enquanto Corpo. Haja caminho!

3 comentários:

  1. Elvira10:14

    Obrigado.. Bom fim de semana..

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha. Tão simples mas chegou-me directo ao coração.
    p.s - comecei a reflectir ao som de ola gjeilo depois de contar uma história com essa música.

    abraço (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh, obrigado. E que bom som!!
      Abraço! :)

      Eliminar