Mahdi Dehestani
[Aula com turma de 5.º ano] Trabalhar a amizade implica aprender a escutar o outro. Então, propus uma aula diferente. Antes de contar, dizer que ia entusiasmado e comecei logo a escrever o sumário no quadro. “Oh stôr, não vamos meditar?” Voltei-me e muitos já preparados com as mãos na mesa. Sorri. “Sim, claro que sim. Eu é que acabei por vir lançado a escrever o sumário.” “Porque está a escrever a verde?” “É para começar o ano com este sinal de esperança.” Fizemos a meditação e a oração da manhã. Deu-se a proposta. Depois de explicada a importância da escuta, que é diferente de somente ouvir, pedi-lhes que estivessem atentos às diferentes músicas. Num primeiro momento, iriam ouvir, no entanto, teriam de escutar o que é que a música provocava na imaginação e escrever isso mesmo. No princípio estavam baralhados, mas à medida que as músicas iam mudando, era de sorrir diante dos “ares de descoberta”. “Mas, pode ser isto?” “Sim, pode.” Muitas vezes faziam os gestos do que lá no seu pensamento surgia. Apercebi-me que uns escreviam listas de palavras, outros mais em prosa. Na próxima semana irão partilhar o que escreveram.
P.Paulo, deve ter sido uma aula muito interessante. Atrevo-me a pensar que nesta aula não havia alunos distraídos ou desmotivados...
ResponderEliminarParabéns! E obrigada pela partilha.