quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Folha branca




Aula de 3.º ano Ensino Profissional (alunos entre os 17 e os 20 anos). Módulo: Relações humanas e gestão de conflitos. “Uma das coisas que me apercebo é a grande necessidade que há de falar sem filtros. No entanto, é difícil falar de sentimentos e explorar o que nos vai nas entranhas. Já sabem, eu acredito em vocês. Não me interessa os estigmas e preconceitos que há com as pessoas que frequentam estes cursos. Eu acredito em vocês. Aqui têm uma folha branca. Vão escrever o que quiserem… até mesmo ‘estou farto desta m..da toda’. É para vocês, não é para me darem. [Caras de incómodo, estranheza e ‘este passou-se’.] Peço-vos que sejam verdadeiros e autênticos convosco.” Música de fundo. Também escrevi na minha folha. Um silêncio impressionante. Sim, incómodo, muito mesmo. “Stôr, acabei.” Levantou-se e veio dar-me a folha. “Ah, mas não é para me dar.” “Eu quero que leia.” Muitos entregaram-me. Terminei a aula antes do tempo para lhes dar tempo para respirar… “Stôr, não volte a fazer mais disto!” “Ainda agora estamos a começar.” ;)

1 comentário:

  1. Anónimo14:49

    Pelo silêncio que reina por aqui, parece que o Sr. Padre levou essa folha em branco muito, muito a sério...

    ResponderEliminar