sexta-feira, 2 de maio de 2014

Os vídeos de Bill Viola


4 fotogramas do vídeo “Tristão” de Bill Viola

“Tens de ir ver a exposição de Bill Viola no Grand Palais!” Lá escrevi na lista dos desejos: “A ir!” No entanto, parecia que a exposição me perseguia: na rua, em revistas, mais pessoas a terem ido ver. Fui esta semana, na 4.ª feira passada. E vou voltar. Tenho de voltar. É difícil explicar o porquê. Aqueles vídeos, a forma como estão projectados, a disposição da sala, tudo me entra (sim, ainda hoje) pelas entranhas dentro. Não consegui “ver” todos. É preciso, mais que tempo, paciência: em relação ao presente, ao que está a acontecer, ao climax e ao momento seguinte… como que em digestão do que se passou. Talvez isto seja demasiado intelectual ou abstracto, mas as metáforas utilizadas nos vídeos condensam imenso da vida mesma. Fiz-me várias perguntas: Como lido com o tempo? Como trabalho a paciência? Como vivo a rotina? Como me deixo transformar pela realidade? Como aguentar que a vida continua apesar da brutalidade de alguns acontecimentos? Racionalmente parece óbvio, mas… ninguém é uma máquina de produtividade, de habilidades, de crenças (políticas, religiosas, desportivas). Obriga-me a pensar na conversão: no tornar-me mais humano e, assim, mais divino. Alguns vídeos chamam por mim (ou será a verdade de mim próprio que me chama a isso mesmo?). Vou voltar. Tenho de voltar! 


Deixo um excerto do vídeo “Ascensão”: http://vimeo.com/29978729

3 comentários:

  1. Anónimo22:34

    Caro Paulo,
    Mesmo a propósito. Vou estar em Paris agora no início de Maio e devo ir espreitar esta exposição. Como residente na cidade, que locais aconselha visitar (daqueles que até podem nem ser tão conhecidos..cafés, museus, eventos,...). Muito Obrigada e continuo deste lado a ler o seu blog diariamente com muito agrado. Bjhs, Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Sofia,
      Obrigado pelas "visitas" por aqui. :)
      Pois, como dá para perceber pelo post, aconselho vivamente esta exposição.

      Não sei se é a sua primeira vez por cá em Paris, se sim... pois serão sempre os locais habituais que valem sempre a pena. Depois, aconselho, quase sendo "cliché" (ehehehe), de ir a uma das horas certas (desde as 22h à 01h) ao Trocadéro e ver a Torre Eiffel a brilhar... ;)

      Depois, aconselho sempre "perder-se" por algumas ruas dos bairros: 4.º (Le Marais) 5.º (Cartier Latin), do 6.º (Cartier Latin), 7.º ou 8.º (Ópera e Gran Palais) ... encontra-se sempre ou lojas simpáticas ou cafés. :)

      Boa visita! E se precisar de alguma outra ajuda, pode-me contactar por mail (tenho-o no perfil).

      Beijinhos! :)

      Eliminar
  2. Anónimo00:46

    Muito Obrigada pelas dicas (vou juntá-las ao meu roteiro!) e pela disponibilidade. Felicidades! Sofia

    ResponderEliminar