terça-feira, 7 de maio de 2013

Mentes pequenas [e aprender]




Stefan Wermuth/Reuters, de uma escultura de Damien Hirst (“Hymn”)

(Versión en español en los comentarios)


O perigo de uma mente pequena é fechar-se nas suas crenças, ou unicamente no seu ponto de vista. O facto de ser religioso não me impede de escutar quem não o seja. O facto de ser homem não me impede de aprender sobre a sensibilidade e racionalidade femininas. Ter horizontes amplos ajuda a uma boa reflexão, não se ficando pela frase-feita que se ouviu nas notícias da noite anterior. A mente cresce quando se perde o medo em aprender sobre o que é diferente. Aprender não significa uma adesão a ou gostar de... significa que se é capaz de abrir o coração à novidade. Depois, logo se vê...

5 comentários:

  1. Mentes pequeñas [y aprender]

    El peligro de una mente pequeña es cerrarse en sus creencias, o únicamente en su punto de vista. El hecho de ser religioso no me impide de escuchar quién no lo es. El hecho de ser hombre no me impide de aprender sobre la sensibilidad y racionalidad femeninas. Tener horizontes amplios ayuda a una buena reflexión, no quedándose por la frase-hecha que se en las noticias de la noche anterior. La mente crece cuando se pierde el miedo en aprender sobre lo que es distinto. Aprender no significa una adhesión a o gustar de... significa que se es capaz de abrir el corazón a la novedad. Después, ya se verá...

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente há muita gente com a mente e coração fechados à novidade. Eu faço um esforço por ter a minha mente e o meu coração sempre abertos. :)
    Gostei muito do texto. É bem verdadeiro.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lilli, obrigado! :)
      Acaba-se sempre por ganhar. Vivo mesmo essa experiência. :)
      Um beijinho!

      Eliminar
  3. Ouvi uma vez e nunca esqueci: "A pessoa mais culta é aquela que se consegue pôr no lugar do maior número de pessoas"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, boa!! :)
      Gosto e muito. ¡Gracias! :)

      Eliminar