terça-feira, 23 de abril de 2013

Livros [ponto]




Chema Madoz

(Versión en español en los comentarios)

Tinha 10 anos. Estava deitado na cama, na casa dos meus avós, de barriga para baixo e lia um livro do género “os cinco”. Não me recordo nem do título, nem da aventura, mas sim da sensação. Ia mais ou menos a meio do livro, quando, pela primeira vez, tive a clara sensação de entrar na história, de ser envolvido pela imaginação, pelas personagens, em querer ser mais um. Voltou a acontecer quando li, pouco tempo depois, pela primeira vez a “História Interminável”. Desde aí tem-se repetido muitas vezes, com muitos livros. Já li livros bons, outros nem por isso. Seja como for, são sempre oportunidade de passagens: de tempo, de conhecimento, de sabedoria, de confirmação ou confronto. Gosto de ler.


5 comentários:

  1. Libros [punto]

    Tenía 10 años. Estaba tumbado en la cama, en la casa de mis abuelos, de boca abajo y leía un libro del género “los cinco”. No me acuerdo ni del título, ni de la aventura, sino de la sensación. Iba más o menos a medio del libro, cuando, por primera vez, tuve la clara sensación de entrar en la historia, de ser rodeado por la imaginación, por los personajes, en querer ser uno más. Volvió a pasar cuando leí, poco tiempo después, por primera vez la “Historia sin fin”. Desde ahí se ha repetido muchas veces, con muchos libros. Ya he leído libros buenos, otros no tanto. Sea como sea, son siempre oportunidad de pasaje: de tiempo, de conocimiento, de sabiduría, de confirmación o confronto. Me gusta leer.

    ResponderEliminar
  2. 'Faz o que quiseres'
    Frase por demais emblemática ao livro 'A História Interminável'. Uma busca nada fácil para chegar ao significado primeiríssimo dessa frase.
    Uma 'história', a nossa, que podemos abraçar. 'Interminável', no desafio que é e representa: ousar Viver.
    Gosto (também) de lêr, e muito particularmente, das leituras que faço aqui(:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dulce, MUITO obrigado!! É mesmo isso... A "História Interminável" é o meu livro preferido de infância/início-de-adolescência. Tem muito significado para mim... e é mesmo isso: "ousar Viver", em toda a plenitude. E o mundo expande-se... :)

      Que bom saber que "estas leituras" são de gosto... :)
      Um Abraço!! :)

      Eliminar
  3. Susana A.14:54

    Acima de tudo, parece-me que os livros despertam em quem os lê a habilidade de estar em paz na solitude da sua própria companhia. Ensinam-nos a introspecção, a reflexão. Parece-me ser um pouco o que falta a esta ruidosa sociedade actual, em que as pessoas procuram um estado de estímulo permanente, qual fuga desenfreada ao tédio e ao confronto com as suas inquietações mais profundas. E fugindo, certamente nunca serão capazes de as resolver e de alcançar nenhum tipo de gratificação que não seja instantânea (e consequentemente, fugaz).

    No fundo, aquilo de que o mundo precisa é de mais leitores... Será?

    Um resto de bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana, como concordo consigo.
      Se as pessoas se dedicassem mais à leitura de bons livros, teriam uma grande ajuda do pensamento. As palavras bem articuladas têm o "condão" de estimular os sentidos, dando passos de boas interrogações. Sim, o mundo agradeceria.

      Obrigado e um resto de bom dia. :)

      Eliminar