terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Simetria(s) ou paradoxo(s)





(Versión en español en los comentarios)

Já me canso quando ouço, por exemplo, em jeito acusativo: “A sociedade de hoje é relativista, individualista, já não tem fé.” Percebo o que se quer dizer, contudo, a sociedade, além de ser constituída por pessoas concretas, também é o espaço e tempo onde há a possibilidade de complementar e descobrir as diferenças e as semelhanças, com todas as suas riquezas; onde é possível encontrar muito mais o que nos une do que nos separa enquanto seres humanos; onde é possível acreditar na relação, na individualidade e na confiança que caracteriza cada pessoa. Pensar que Deus vive também de forma paradoxal. 


3 comentários:

  1. Simetria(s) o paradoja(s)

    Ya me canso cuando oigo, por ejemplo, en modo acusativo: “La sociedad de hoy es relativista, individualista, ya no tiene fe.” Entiendo lo que se quiere decir, sin embargo, la sociedad además de ser constituida por personas concretas, también es el espacio y el tiempo donde hay la posibilidad de complementar y descubrir las diferencias y semejanzas, con todas sus riquezas; donde es posible encontrar mucho más lo que nos une de lo que nos separa como seres humanos; donde es posible creer en la relación, en la individualidad y en la confianza que caracteriza cada persona. Pensar que Dios vive también de forma paradójica.

    ResponderEliminar
  2. É isso e passou a ser moda dizer que há uma crise de valores...não concordo. Os valores ou se tem, ou se não tem...e quem os tem não os perde sem mais nem menos. Se não os tem hoje, nunca os teve. Se os tem vai continuar a tê-los contra ventos e marés!

    Jinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A neutralidade plena não existe. Desde que nascemos formamos parte de uma cultura. Vai apoiando os sonhos, provocando desilusões e está sempre aberto à conversão. É um dos desafios de ser humano.

      Beijinho! :)

      Eliminar