quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Confiança



Giampiero Sposito/Reuters

(Versión en español en los comentarios)


Nos últimos dias, tem-me chamado a atenção que o verbo confiar, com os respectivos derivados, está bastante presente nas leituras da Missa. Confiar em Deus, sobretudo. Daí, confiar nos outros. Hoje, para além do Papa Bento XVI e da Igreja, rezava por um amigo especial que também passará por uma grande mudança de vida e pedi que a confiança, independentemente do modo de crer de cada um(a), nos fosse preenchendo o ser.


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Mudanças




Danilo Schiavella/Reuters

(Versión en español en los comentarios)


Curiosa Quaresma esta. Vive-se “a” renúncia ao poder, tendo como desejo dar espaço a Deus. [Pelo meio, proliferam opiniões, sentenças, comentários, despedidas. Por momentos é uma sensação de ruído, muito ruído.] A renuncia reveste-se de gratidão, mas também de sentido de mudança, profunda mudança... do poder do interesse pessoal, para o poder do serviço.


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Simetria(s) ou paradoxo(s)





(Versión en español en los comentarios)

Já me canso quando ouço, por exemplo, em jeito acusativo: “A sociedade de hoje é relativista, individualista, já não tem fé.” Percebo o que se quer dizer, contudo, a sociedade, além de ser constituída por pessoas concretas, também é o espaço e tempo onde há a possibilidade de complementar e descobrir as diferenças e as semelhanças, com todas as suas riquezas; onde é possível encontrar muito mais o que nos une do que nos separa enquanto seres humanos; onde é possível acreditar na relação, na individualidade e na confiança que caracteriza cada pessoa. Pensar que Deus vive também de forma paradoxal. 


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

As possibilidades da Arte



(Versión en español en los comentarios)

A Arte com “A” tem um potencial imenso. Não é por acaso que os ditadores controlavam (para não dizer outra coisa) os artistas, ou, subtilmente, tiravam os fundos de apoio ao desenvolvimento da arte... sob o argumento de supérfluo. Através da arte pode-se denunciar a injustiça com mais impacto e anunciar as possibilidades de mudança com mais sentido. O Artista com “A” sabe escutar a realidade, sendo co-criador de beleza e justiça no mundo. No vídeo está um bom exemplo.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Momento(s)




(Versión en español en los comentarios)

“Olha o teu caminho, conta todos os momentos, se puderes. Essa é a tua Vida.” Tal como Abraão não conseguiria contar todas as estrelas, também é impossível contar ou definir o que são os momentos na vida. Há os especiais que se recorda com facilidade e há os banais que rapidamente entram no esquecimento. No entanto, como as estrelas eram a metáfora da descendência, também todos os momentos da vida vão construindo o futuro. Há coisas que se relativizam, outras que se agradece de forma sentida, outras ainda que mostram que se vive mais do que se pensa.  


sábado, 23 de fevereiro de 2013

Generalizações [ou não]





Alfred Eisenstaedt

(Versión en español en los comentarios)



Tento ser cuidadoso com generalizações, por terem o seu perigo. “Toda a gente” inclui muitas pessoas que podem ter pensamentos semelhantes ou diferentes. Os radicalismos correm sérios riscos de esquecer a riqueza da individualidade de cada pessoa, no seu sucesso e/ou fracasso. Perceber que “quando o sol nasce é para todos” (uma generalização, sim) também tem que ver com a compaixão: respeitar a diferença e não etiquetar imediatamente, só por pertencer a este grupo ou realidade social.


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Um mal entendido sobre pecado



Chema Madoz

(Versión en español en los comentarios)


O pecado não se resume no sexo e é preciso atenção quando se fala de pecado no sexo. A História, sobretudo ocidental em linha platónica e neo-platónica, por muitas questões, tornou o corpo e quase tudo o que estivesse relacionado com ele como pecaminoso, onde só o interior deveria ser cuidado. Por arrasto, o sexo tornou-se cume da imagem de pecado. Quando uma pessoa é violada na sua integridade, seja de que forma for, aí, sim, há pecado. A Quaresma é uma boa oportunidade para reflectir sobre esta realidade do mal. Assim, afastam-se fantasmas infantis, assume-se o que de facto faz danos (na relação com Deus e com os outros) e possibilita-se a entrega verdadeira desse mal a Deus, para que a Sua graça tenha a última palavra.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Agradecido




Rose VanDusenberg

(Versión en español en los comentarios)


Têm-me perguntado se estou nervoso pela ordenação. Tenho respondido: “não, nada, afinal são mais de 9 anos a fazer caminho”. No entanto, a pedagogia de Deus é muito interessante. O interior começa a agitar-se de forma diferente. Porquê? Tenho recebido mensagens e emails que me emocionam, fazendo-me sentir pequeno diante do mistério que vai acontecer no dia 16. Este passo é acompanhado por muitas pessoas, só pode ser assim. E sinto-me tão agradecido. Mesmo sabendo de momentos de frustração e impotência ante a realidade, desejo e quero servir: com o meu ser, como sou... neste mundo e Igreja concretos. A perfeição não é o objectivo, a plenitude sim.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Justiça Social



Lewis Hine

(Versión en español en los comentarios)

No passado domingo, sem esperar, passei por uma manifestação contra os cortes na saúde aqui em Espanha. Agora, acabo de ver o vídeo da “conferência falida” do ministro Miguel Relvas. Observei o mesmo: pessoas cansadas de injustiça, fartas de mentiras e a entrar no campo do desespero. De momento as manifestações são “pacíficas”, mas até quando isto se aguentará assim? Hoje comemora-se o dia da justiça social, onde se chama a atenção para a necessidade da igualdade, sobretudo, passo a redundância, de justiça. 


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Caminho(s)





(Versión en español en los comentarios)

Por vezes a dissociação entre o saber e o sentir é grande. O famoso caminho da cabeça ao coração é longo. Não gosto quando me dizem de forma imediata “Ah, isso passa”, sem um primeiro acolhimento do que possa estar a sentir. Ok, passa, é certo, mas tem o seu tempo. Quando comentaram com Sto. Inácio a possibilidade de se fechar a Companhia de Jesus, ele responder: “Necessitaria de 15 minutos”. Uau, que liberdade!! Contudo, também ele, Santo que é, precisaria do seu tempo para digerir, fazendo assim o caminho da cabeça ao coração, unindo-os. 




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Autenticidade



[Fotograma: "Bestas do sul selvagem]

(Versión en español en los comentarios)


A autenticidade também é a força do verdadeiro poder. Um dos problemas da política (ou políticos) dos nossos dias é que lhe(s) falta isso mesmo: autenticidade, coerência, humildade... e conhecimento da realidade para além de números. 


sábado, 16 de fevereiro de 2013

O pódio. Ou o êxito.



Chema Madoz

(Versión en español en los comentarios)


À medida que se observa de forma saudável as inseguranças, os medos ou até mesmo as feridas da história pessoal, estas vão tendo menos espaço no ego. Não desaparecem, apenas diminui a sua influência. Não é um trabalho fácil. Mais para o duro. Mas tão libertador. Percebe-se que há competições que deixam de ter sentido, ou a lógica é alterada. Vencedor(a): quem vê no outro(a) uma pessoa e não um objecto ou inimigo a abater.


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

"Lost persons"




Elliot Erwitt

(Versión en español en los comentarios)


O percurso da vida não é linear. Há momentos em que me sinto perdido, na oração, nas decisões, no aceitar da realidade que me transborda. Apesar de custar, estes momentos recordam que não sou super-herói. Passo a passo, deixo que a fé tome cada vez mais espaço. A fé encarnada. A Quaresma é oportunidade de encontro: para quando surja a sensação de se estar perdido(a), prevaleça a certeza de que se é acompanhado(a).


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Sobre o amor...





(Versión en español en los comentarios)

O amor também é silencioso. Está presente em toda a realidade humana: de forma mais subtil ou quase esquecido, até à revelação que vai ao profundo das entranhas. O amor tem vários prismas: diferentes cores, sons, gostos e toques. Vivê-lo é abrir-se à criatividade na relação estabelecida ou por começar... seja ela qual for. 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Cinzas



(Versión en español en los comentarios)


Penso na fragilidade, como cinzas sopradas. Somos chamados à Vida, sem esquecer que também somos matéria que quebra, se desfaz em sentimentos. Hoje não é dia de depressão ou tristeza, apenas de reconhecimento que o futuro está aberto à conversão. E assim se prepara o húmus, ou a humildade. 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A decisão!



(Versión en español en los comentarios)


A consciência quando bem formada é soberana ante qualquer autoridade. Provoca-me um respeitoso silêncio, sabendo que é usada em nome de um Bem Maior. Sim, “Habemus Papam”!.


sábado, 9 de fevereiro de 2013

Sentido de ser (X) - Especial Carnaval



Amy Hildebrand

(Versión en español en los comentarios)

“Carnaval é a alegria popular. Direi mesmo, uma das raras alegrias que ainda sobram para a minha gente querida. Peca-se muito no Carnaval? Não sei o que pesa mais diante de Deus: se excessos, aqui e ali, cometidos por foliões, ou farisaísmo e falta de caridade por parte de quem se julga melhor e mais santo por não brincar no Carnaval. (...) Brinque meu povo querido! Minha gente queridíssima. É verdade que 4.ª feira a luta recomeça. Mas, ao menos, pôs-se um pouco de sonho na realidade dura da vida!.” Dom Helder Câmara [Arcebispo emérito de Olinda e Recife - Brasil], 01 de Fevereiro de 1975 durante sua crónica radiofónica “Um olhar sobre a cidade” da Rádio Olinda AM.


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Tráfico humano




(Versión en español en los comentarios)


Tráfico humano: algo horrível de séculos passados... ou de agora, em pleno dia 8 de Fevereiro de 2013. Hoje celebra-se a vida de Sta. Josefina Bakhita, escrava africana, que conseguiu a liberdade, sendo tratada com carinho e respeito, por um Cônsul italiano e sua família. Desde a escravatura de mulheres para prostituição até à submissão de trabalhadores a condições de trabalho indignas com medo de perder o trabalho que têm, são casos que aumentam na actualidade. Partilho um vídeo que me comoveu: Lisa Kristine, a partir da arte da fotografia, tenta mostrar ao mundo este flagelo e vergonha da humanidade.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Chantagem e liberdade



Valerio Loi

(Versión en español en los comentarios)


Se há coisa que não gosto é de chantagem. Gosto de ajudar e emociono-me com muitas situações. No entanto, se aparecem frases do género “Se fosse... [seja o que for]... partilharias” ou “ahhh, então não quer ajudar as pobres crianças” é como se não gostar ou não fazer algo tornasse a pessoa a pior do mundo. A ajuda deve ser feita não pelo medo de condenação, mas a partir da liberdade e sentido de comunhão.


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Sobre m*rda...




(Versión en español en los comentarios)

“Estou na m*rda!” ou “Estou feito m*rda!” são expressões que tenho ouvido com alguma frequência devido às crises: financeira, profissional, relacional, etc. Como somos cada vez menos do campo, convém relembrar que o estrume fertiliza a terra. ;) 


domingo, 3 de fevereiro de 2013

Entre a sabedoria e a ignorância




François Robert

(Versión en español en los comentarios)

Sabedoria - capacidade em ver algo mais que o próprio nariz. Adquire-se com experiência, silêncios, amizade, leitura, partilha de vida, de boas histórias e de sentimentos. 

Ignorância (sobretudo a que se quer manter assim) - uma simples fechadura, sem chave ou com chave controlada por mentes ignorantes.