terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Perdão [em Advento]





amy friend

(Versión en español en los comentarios)


Também para o Advento: O perdoar é da condição humana. Tal como a limitação e o tempo. Para perdoar é preciso reconhecer os limites e deixar o tempo dar a sua contribuição. Sem pretensões de teses sobre o perdão ou o acto de perdoar, sei que somos capazes de dar esse passo, mas a partir de muitos outros prévios. Não se pode exigir o perdão a ninguém, nem mesmo o esquecimento. Aliás, perdoar não significa esquecer, de todo que não são sinónimos. Em jeito muito simples, perdoar significa chegar ao ponto em que não se deseja mal (com as suas muitíssimas variações) a quem mal (lhe) fez. E a recordação do acontecimento ou da pessoa que é/foi perdoada poderá ajudar a ver a vida e os outros de modo diferente.


3 comentários:

  1. Perdón [en Adviento]

    También para el Adviento: El perdonar es de la condición humana. Tal como la limitación y el tiempo. Para perdonar es necesario reconocer los límites y dejar el tiempo dar su contribución. Sin pretensiones de tesis sobre el perdón o el acto de perdonar, sé que somos capaces que dar ese paso, pero a partir de muchos otros previos. No se puede exigir el perdón a nadie, ni el olvido. Además, perdonar no significa olvidar, de todo que no son sinónimos. Sencillamente, perdonar significa llegar al punto en que no se desea mal (con sus muchísimas variaciones) a quienes mal (les) ha hecho. Y el recuerdo del acontecimiento o de la persona que es/fue perdonada podrá ayudar a ver la vida y los demás de modo distinto.

    ResponderEliminar
  2. Como sei disto tudo...mas na cabeça. Contudo, como é difícil...
    Em certos casos é simples tomar esssa atitude, noutros casos "de bradar aos céus" é mais fácil imaginar as pessoas em casa a engolir sapos vivos enquanto deslizam por rampas cheias de espinhos e outras atrocidades! :)
    Passo aqui para desejar um Natal feliz, com a Paz e a alegria que nele se quer.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Oh Margarida, sim... é mesmo!!! :) Mas, pouco a pouco vai-se conseguindo. A esperança humana também... eheheh!!

    Muito obrigado pelo Natal feliz. Será sim. Gosto deste dia (também pelos doces), mas mais pelo silêncio especial que tem. ;)

    Vou publicar "A minha Carta de Natal", também dirigida a ti. ;)

    Beijinho!!!

    ResponderEliminar