domingo, 24 de junho de 2012

São João Baptista




São João Baptista - Caravaggio

(Versión en español en los comentarios)

Olho pela janela, vejo o horizonte rodeado dos tons de terra outrora marcada com os nossos passos. Os mesmos que espelhavam as conversas, os silêncios, as idas de povoação em povoação. Contigo. Sempre. Presente na descoberta ou já plenamente connosco em pão multiplicado e em vinho, do melhor, servido em cada boda. Era muito novo quando conheci o teu primo. Dizem-no rude, quase bruto, talvez pela força das palavras. Sem medo de as pronunciar, dizia a verdade que só pode exprimir quem rejubila sem te ver, apenas sentindo a tua presença. Bastou a escuta da voz da tua mãe e ele agitou-se nas águas internas que o amparavam. Tornou-se o último profeta do passado e o primeiro do presente. Sem problemas de identidade, passou-te pelo Jordão e apontou-te como o Cordeiro, que anularia todos os sacrifícios que fossem para além da misericórdia e serviço. A doçura do mel silvestre completava-se com a força ganha do seu silêncio calcorreando o deserto, confirmando que foi enviado a desenhar a certeza da salvação que não tardou a chegar... em ti. As suas palavras, ao jeito de espada afiada, cortavam o que não interessava. E se não cortavam, feriam os que não buscavam o melhor para si e para os outros. Lembro-me da dor que sentiste quando soubeste da sua prisão. Também recordo o que lhe mandaste dizer, confirmando-lhe o teu ser: quem não vê, abre a visão, quem não ouvia, passa a escutar... e os cativos recebem a Liberdade. Outras correntes, não de ferro, passarão a definir a comunidade... mais ampla que a morte. E João, o baptista, não ficou esquecido. Está sempre ligado a ti. Nós o testemunhamos, e o nosso testemunho é verdadeiro. 


8 comentários:

  1. San Juan Bautista

    Miro por la ventana, veo el horizonte en tonos de tierra otrora marcada por nuestros pasos. Los mismos que espejeaban las conversaciones, los silencios, las idas de pueblo en pueblo. Contigo. Siempre. Presente en la descubierta o ya plenamente con nosotros en pan multiplicado y en vino, de lo mejor, servido en cada boda. Yo era muy pequeño cuando conocí tu primo. Lo dicen grosero, bruto, tal vez por la fuerza de las palabras. Sin miedo de pronunciarlas, decía la verdad que solo puede exprimir quien se alegra sin te ver, apenas sintiendo tu presencia. Bastó la escucha de la voz de tu madre y él se agitó en las aguas internas que lo amparaban. Se ha tornado el último profeta del pasado y el primero del presente. Sin problemas de identidad, te pasó por el Jordán y te apuntó como el Cordero, que anularía todos los sacrificios que fuesen más allá de la misericordia y del servicio. La dulzura del miel silvestre se completaba com la fuerza ganada de su silencio atravesando el desierto, confirmando que fue enviado a dibujar la certeza de la salvación que no tardó a llegar... en ti. Sus palabras, al modo de espada afilada, cortaban lo que no interesaba. Y se no cortaban, herían los que no buscaban lo mejor para si y para los demás. Me acuerdo del dolor que has sentido cuando supiste de su prisión. También recuerdo lo que le has mandado decir, confirmándole tu ser: quien no ve, abre la visión, quien no oye pasa a escuchar... y los cautivos reciben la Libertad. Otras cadenas, no de hierro, pasarán a definir la comunidad... más amplia que la muerte. Y Juan, el bautista, no quedó olvidado. Está siempre en relación contigo. Nosotros lo hemos testimoniado, y nuestro testimonio es verdadero.

    ResponderEliminar
  2. Ontem aprendi que S. Paulo é o 13º apóstolo! :)

    Não tem andado a "pregar" muito!
    Ai que já estou a pecar por difamação:)

    Estou a brincar, obviamente:)

    ResponderEliminar
  3. je sui... noir, então vamos lá à pregação ;)

    Na verdade, pela lógica, S. Paulo não foi o 13.º Apóstolo, senão São Matias. Este foi o escolhido pela primeira comunidade para substituir Judas Iscariotes.

    Além disso São Paulo definia-se como Apóstolo (e ainda hoje se costuma dizer que é o Apóstolo), como referência ao sentido da palavra. Apóstolo significa aquele que anuncia a boa-nova de Cristo. E eram, naquele tempo, muitos os que anunciavam. Depois, por questões canónicas, definiu.se que Apóstolos seriam os que tinham sido chamados directamente por Jesus. ;)

    E não está nada a pecar... eheheh!!! :)

    ResponderEliminar
  4. Tantas contradições! Não admira que as pessoas fiquem confusas:) Eis o que li: " ...antes da sua conversão ao cristianismo perseguia os cristãos e foi um dos acusadores de stº Estevão. Pelo caminho de Damasco teve uma visão de Cristo, desde esse momento converteu-se e tomou o nome de Paulo. S. Paulo não fazia parte dos discipulos de Cristo porém uniu-se juntamente com S. Barnabé ao primeiro grupo apostólico tornando-se assim no 13º apóstolo, o dos "gentios"..."

    Em que ficamos?!
    Não duvidando da palavra de outro Paulo:)

    ResponderEliminar
  5. Afinal não há contradição e, lendo o texto, percebo o que se quer disser. Ou seja, eu entendi, por uma questão de lógica matemática, mas pode-se entender de outra forma: S. Matias como substituto de Judas Iscariotes torna-se 12.º Apóstolo, e assim fica o grupo dos 12. S. Paulo, tal como o texto bem diz, tornou-se o Apóstolo dos "gentios".

    Apesar de entender o que se quer dizer, eu não podria o 13.º. Além do mais, o 12 tem uma carga simbólica forte, como as 12 tribos de Israel, por exemplo. Ou seja, a ideia de totalidade.

    :)

    ResponderEliminar
  6. Esclarecida:)

    Ainda bem que não peguei pelo antigo testamento:)

    (13 também é um número com uma forte carga simbólica, digo eu: 13 de maio, etc..., não?)

    ResponderEliminar
  7. Ui, o Antigo Testamento é igualmente MUITO interessante. :)

    Bem, em termos bíblicos o 13 não tanto. Mas, sim pode-se pensar que para nós portugueses torna-se especial por evocar esses "13's" de Maio a Outubro. :)

    ResponderEliminar
  8. Ui, é melhor não entrar por aí!

    Então (já entrando) se Adão e Eva foram os primeiros humanos e tiveram apenas 2 filhos, com quem é que estes se casaram procriando?!

    Tendo sido escritas as coisas como analogias, etc... não me parece muito bem- ninguém entende!

    ResponderEliminar