domingo, 29 de abril de 2012

Dia Mundial da Dança





2 comentários:

  1. Apetecia escrever: já "lá" estive!!!
    Mas de facto ainda não estive. Quando disse ao meu prof. de Teologia das Religiões que para um português é um pouco difícil de dar carne às outras religiões [afinal, ao que parece, somos 80% de católicos e quase não conhecemos amigos ou familiares que sejam crentes de outras confissões religiosas...] e que precisava muito de ver, tocar, outras realidades para além dos variadíssimos conceitos a que nos tem introduzido nas aulas, foi então que me recomendou um filme: "o Senhor Ibrahim e as flores do Corão". É isso. O meu coração diz que já lá esteve tal é o desejo de ver esse filme.
    Pelos vistos, há mais razões para ver o filme!
    ABRAÇO!

    ResponderEliminar
  2. João,
    o filme é muito bom. De simples que é, vai a uma grande profundidade. Também já li o livro e acho que há uma boa relação entre o escrito e o filmado. :)

    Por isso, deixa o "Apetecia escrever:"...

    Como sabes, outro filme (talvez mais documentário) que me mexe com as entranhas [e até foste tu que me o apresentaste] é o Baraka.

    O que falas de "ver, tocar", no fundo, aplicar os sentidos na sua totalidade, seria viver a plenitude da experiência e isso inevitavelmente leva-nos à mudança do modo de estar diante dessa realidade. Facilmente se pode catalogar a realidade desconhecida de forma negativa, como se de uma defesa tratasse, mas, onde há humanidade, há divindade. Num trabalho que estou a escrever saía-me isto:

    Casi podríamos afirmar que el ser humano es a vivir en experiencia. [...] La experiencia sale del intelectualismo del ser humano, entrando en la integridad del mismo, en que se tienen en cuenta no solo la razón, como también la afectividad, los deseos, la acción con sus objetivos, las relaciones. Todo esto pertenece a la fe, que más que un acto de racionalización es una adhesión libre y personal a una persona, que nunca es aislada de la misma historia personal com las distintas experiencias más o menos intensas que moldean el ser.

    Vá, faz uma pausa e toca a ver o filme... Queres que te envie por correo interno!?!? ehehe :)
    ABRAÇO!!!

    ResponderEliminar