segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Ainda 2008

Nos últimos dias do ano 2008 fui assistindo às revistas do ano 2008 que a SIC foi fazendo. Houve um que me surpreendeu bastante: a revista do ano 2008 da Justiça.
Na revista do ano 2008 Justiça fiquei com uma única sensação: a justiça portuguesa não funciona e, assim, não produz resultados. Vejamos: é o caso Vale e Azevedo que vive alegremente no Reino Unido, é o caso Fátima Felgueiras que teve pena suspensa, é o Caso Casa Pia que ainda não deu em nada e que desconfio que algum dia venha a dar, é o caso Maddie que foi arquivado, o Caso Apito Dourado que não deu em nada, o caso Apito Final que teve o mesmo desfecho e o caso Noite Branca que nada deu.
Mas podemos retirar mais uma conclusão: alguns desde casos tiverem mão de Maria José Morgado, a intitulada salvadora da justiça portuguesa, e da grande maioria dos casos em que meteu mãos a montanha pariu um rato.
Conclusão, em Portugal a Justiça continua a ser um privilégio dos pobres, porque aos ricos e poderosos nada lhes acontece (e desculpem o apontamento 24 Horas).

1 comentário:

  1. Evidentemente, o sistema judicial português não vive os seus melhores dias como todos sabemos, mas quanto aos casos que mencionaste sinto-me compelido a dizer umas coisitas: Vale e Azevedo ainda vive alegremente no Reino Unido, mas foi pedida a sua extradição e a justiça portuguesa aguarda a decisão da justiça britânica sendo que Vale recorrerá provavelmente até à Câmara dos Lordes...; o caso Fátima Felgueiras ainda não está decidido- aguarda-se a decisão dos recursos, tanto dela como do M.P. que até pediu penas mais graves; o caso Casa Pia ainda está em julgamento; quanto aos Apitos há também recursos por decidir. Relativamente ao caso Maddie, acho que convirás comigo que não se trata de incompetência da justiça portuguesa, mas sim daquilo que acontece em geral nestes casos- difíceis de investigar e muitas vezes insolúveis. Basta consultar os números aterradores de crianças desaparecidas, começando desde logo pela Grã-Bretanha...

    ResponderEliminar