segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Todos à Ópera

Esta noite, às 20 H, inicía-se no Teatro Nacional de São Carlos a temporada de ópera 2007/2008, a primeira depois da "era" Pinnamonti. E para começar, Rigoletto, ópera de 1851 de Giuseppe Verdi (1813-1901), com libreto de Francesco Maria Piave baseado na cáustica peça teatral Le roi s'amuse, de Victor Hugo.
Estreado em Portugal em 1853, no Teatro de S. João (no Porto), o Rigoletto regressa ao São Carlos 21 anos depois da última produção. Até dia 21, a tragédia do corcunda Rigoletto será cantada mais dez vezes, sendo que os três papéis principais (Duque de Mântua, Rigoletto e Gilda) estão repartidos por dois cantores, respectivamente, os tenores Saimir Pirgu e Richard Bauer, barítonos Alexandru Agache (que substitui Lado Ataneli, ausente por motivos de saúde) e Leo An e sopranos Chelsey Schill e Carla Caramujo.
Este Rigoletto é uma co-produção do São Carlos com a Associação Bilbaína de Amigos da Ópera (ABAO), tendo estreada na capital basca em Outubro do ano passado. A encenação é de Emilio Sagi (de quem se viu no São Carlos um Barbeiro de Sevilha na penúltima temporada), sendo em Lisboa reposta pela sua assistente, Nuria Castejón, de resto autora da coreografia. A direcção musical é do russo Alexander Polianitchko.
O número de récitas (onze, sendo que uma é reservada ao mecenas do Teatro) sinaliza a vontade expressa por novo director (Christoph Dam- mann), pela administração da Opart (Organismos de Produção Artística, entidade que gere conjuntamente S. Carlos e CNB) e tutela, no sentido de aumentar o público potencial de cada produção lírica. Na mesma direcção vai a introdução de uma "Matinée Famílias" (récita de dia 21), com preços especiais: um casal acompanhado de um menor de 18 anos poderá assistir à ópera por um total de 25 euros. Esta política repetir-se-á, aliás, para A Flauta Mágica (produção destinada ao público mais jovem, com quatro récitas entre 27 de Fevereiro e 3 de Março), para Os Contos de Hoffmann (de Jacques Offenbach, com dez récitas entre 2 e 20 de Abril) e para a Tosca, de Giacomo Puccini, título que encerra a temporada (11 récitas entre 15 de Maio e 7 de Junho).

10. 11. 12*. 13. 14. 17. 18. 19. 20. Dezembro 2007 às 20:00h
16. Dez. às 16:00h
Matinée Famílias: 21. Dezembro às 16:00h

Direcção musical Aleksandr Polianichko . Encenação Emilio Sagi . Coreografia Nuria Castejón . Cenografia Ricardo Sánchez Cuerda . Figurinos Miguel Crespi . Desenho de luz Eduardo Bravo . Orquestra Sinfónica Portuguesa . Coro do Teatro Nacional de São Carlos . maestro titular Giovanni Andreoli . Co-produção Teatro Nacional de São Carlos / ABAO, Bilbau

* Récita de Gala reservada ao Millennium bcp,
Mecenas Exclusivo do Teatro Nacional de São Carlos

Sem comentários:

Enviar um comentário