sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Aprender a mudar...




O Eterno Descobrimento

Deus não se apresenta aos nossos seres finitos
como uma Coisa já completamente acabada
que vamos abraçar.
Deus é, antes, para nós
o eterno descobrimento
e o eterno Crescimento.
Quanto mais julgamos compreendê-lo,
mais Ele se mostra diferente do que julgávamos.
Quanto mais julgamos tê-lo agarrado,
mais ele recua, atraindo-nos para as profundezas de si próprio.
Quanto mais nos aproximamos dele,
por todos os esforços de natureza e da graça,
Mais ele aumenta com o mesmo movimento,
a sua atracção sobre as nossas potências,
e a receptividade das nossas potências
a essa divina atracção.

Teilhard de Chardin,sj

Mudar, aceitar a mudança, caminhar na certeza de que algo se renova. Quem é Deus? Quem é Deus na minha vida? Quem sou eu em Deus? Estas questões levam-nos ao profundo de nós, dando passos que nos encaminham para Ele. As respostas que vão surgindo vão sendo diferentes, vão mudando. Talvez quando tinha 2 anos, fechado no pequeno grande mundo da relação com a minha mãe e o meu pai, Deus seria sem dúvida o aconchego do regaço de um dos dois… Talvez quando tinha 6 anos, Deus começasse a aparecer de uma forma diferente, afinal o Menino Jesus trazia presentes naquela noite fria, mas mágica… Talvez quando tinha 12 anos, Ele já era enorme, grande, intocável… E eu nem tinha ido à catequese… Fugi… Aos 15, Ele era sem dúvida um tirano, levou-me uma das minhas grandes amigas… Mas aí, dá-se a grande mudança. Obrigou-me, de frente para Ele, a questionar, questioná-Lo, mesmo inconscientemente… Levou-me ao que sou hoje… Uma pessoa mudada e em mudança.

Hoje, já não é um talvez. Encaro esta certeza de Deus Encarnado numa constante novidade diante de nós. Que abraça, acolhe, beija, AMA cada sonho, cada ser humano… E que desafia, interpela, que não nos deixa conformar com o que já está. O Eterno Descobrimento, que pede Mais, a mim próprio, perante o que sou diante dos outros e diante d’Ele.


[Texto escrito para o CÁBULA revista do CAB - Centro Académico de Braga]


Sem comentários:

Enviar um comentário