segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Obrigatório ter!

«La Serena», o novo álbum de Teresa Salgueiro, em parceria com a Lusitânia Ensemble (de que tínhamos falado aqui), foi hoje posto à venda e eu, qual romeiro a caminho do santuário, estava na porta da FNAC às primeiras horas da manhã para o comprar. Neste trabalho, Teresa Salgueiro recria e reinterpreta temas escolhidos de um repertório afectivo, que vai da música popular brasileira ao fado e da canção francesa ao cancioneiro sefardita.
Em Fevereiro, quando experimentou estas canções ao vivo, Teresa Salgueiro explicou que “a ideia era criar um concerto multilingue, que permitisse cumprir o sonho de cantar outro repertório de canções”. Os 19 temas que compõem “La Serena”, entre os quais “Estranha Forma de Vida” (Amália Rodrigues/ Alfredo Duarte), “Velha Tendinha” (Raul Ferrão), “Unforgettable” (Irvin Gordon) ou “Paloma Negra” (José Alfredo Jiménez e Tomás Méndez Sosa), têm arranjos de Jorge Varrecoso para cordas, piano e percussão. O álbum foi gravado em San Sebastian, Espanha, entre Maio e Junho deste ano e conta com produção de Pedro Ayres Magalhães.
Ao que parece, a ideia de “La Serena” surgiu no Verão do ano passado em plena digressão dos Madredeus, com Teresa Salgueiro a convidar Jorge Varrecoso, do Quinteto Lusitânia, a fazer novas versões de temas por si escolhidos para violino, piano e percussão. Assim nasceu o Lusitânia Ensemble, um projecto musical para a voz de Teresa Salgueiro, que tem como elo de ligação a história de uma sereia (La Serena) que encanta marinheiros com canções de várias latitudes. Nessa viagem da sereia pelo mar, Teresa Salgueiro passa ainda por “Amanhã”, do Duo Ouro Negro, “Mar Azul”, interpretado por Cesária Évora, ou “La Vie en Rose”, de Edith Piaf.

Este será o segundo registo que Teresa Salgueiro editará este ano, depois do álbum a solo “Você e Eu”, com temas da música popular brasileira e da bossa nova.
Para quem nunca teve muita paciência para o repertório dos Madredeus, este trabalho permite conhecer uma das mais extraordinárias vozes portuguesas a interpretar temas que fazem parte do imaginário de todos. Sem dúvida um CD que se deve ter em casa!

Sem comentários:

Enviar um comentário