sexta-feira, 14 de setembro de 2007

O essencial...



De regresso…


Ontem cheguei dos meus Exercícios Espirituais (EE) anuais. Uma semana de retiro em silêncio… Pensei, reflecti, meditei, contemplei…


Sem querer acabei por reler (mais uma vez) durante os EE “O Principezinho”. Estive na casa dos meus pais, em Portimão, e tinha-o lá na estante do quarto. Resolvi trazê-lo para Braga, acabando por levá-lo para os EE. Santo Inácio começa os EE por dizer, entre outras coisas, que não é o muito saber que sacia a alma, mas o saborear as coisas internamente. Além dos textos bíblicos, saboreei o livro… Lia dois ou três pequenos capítulos por noite e deixava-os entrar cá dentro. Desta vez, tocou-me a tónica da Amizade. Cativar é criar laços lá diz a raposa…


Tenho pensado em muitas coisas dentro da minha vocação. Uma delas passa precisamente pela Amizade. Nestes quatro anos tenho conhecido muitas pessoas, seja de forma mais ou menos esperada, seja de forma completamente inesperada. Nada de extraordinário, à partida. Mas para mim, acaba por ser… Dou cada vez mais importância ao relacionamento entre as pessoas. Vou sentindo o quanto a dimensão afectiva é importante. E não no sentido "melodramático-meloso"… No sentido mesmo profundo da Amizade, em que contamos com alguém e esse alguém se torna especial por este ou por aquele motivo na nossa vida. Em que se pode rir, chorar, estar simplesmente no silêncio a passear na praia, a descobrir os últimos acontecimentos da vida de cada um. E dizer, mesmo do fundo do coração que se Ama a outra pessoa. E não ter nada que ver com paixão, mas simplesmente Amar porque a outra pessoa é alguém especial na sua vida. E dar aquele Abraço que marca… Que diz, mesmo que não nos vejamos daqui a uns tempos, Estamos Juntos.


Afinal só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos…


Para os meus amigos, com quem me sinto cativado e de forma especial para o Pedro, agradecendo as boas conversas que tivemos enquanto passeávamos pela praia.

6 comentários:

  1. Excelente reflexão caro Paulo.
    Através dela, chegamos com facilidade àquilo que de um modo tão singelo e transparente Cristo nos ensinou, através da sua palavra.
    Sermos capazes de nos Amar-mos do mesmo modo simples e despretencioso que Ele exemplificou conosco, é afinal o grande objectivo para que, de uma vida material, possamos atinjir a imensa e libertadora espiritualidade.
    Desejo-lhe uma excelente viagem espiritual, Paulo.

    ResponderEliminar
  2. bartolomeu,

    Obrigado!

    O nosso Amigo JC o que mais batalhou foi pela vivência da relação. A relação uns com os outros...

    Um Abraço!

    ResponderEliminar
  3. ...mas, se tu me cativares, eu passarei a precisar de ti, e tu precisarás de mim...", diz a raposa ao Principezinho. Lindissimo post. Obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Nesta vida se aprendi algo, foi que a amizade é o bem mais precioso e também aquele mais dificil de conquistar.
    Mas é também algo que é opção própria e se guarda no coração.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela tua Amizade!
    'tamos juntos

    ResponderEliminar
  6. "Irmão" Paulo
    Que belas palavras!
    E a falta que tu me fazes... Cativaste-me mesmo...
    (aqueles dias que passámos juntos em Monfortinho foram curtos, porém, preciosos! E já se passou tanta coisa desde então...)
    Até breve!

    ResponderEliminar