terça-feira, 21 de agosto de 2007

O Português adora todo o tipo de carros que têm luzes que piscam no tejadilho

O meu carro ficou, no fim-de-semana sem bateria, mas ainda sem saber se de facto era a bateria avariada ou não decidi chamar o reboque do seguro para levar o carro à oficina mais perto de casa e resolver o problema.
Combinei com os senhores do reboque à hora X à porta de casa para levarem o carro. Quando entrei na rua já lá estavam e, tal como manda a lei, com as luzes em cima do tejadilho ligadas e a piscar. O que dava o ar de haver problema. Alguém tinha feito alguma coisa. Havia um problema na rua que era preciso resolver. Uma coisa grave, talvez.
Desço a rua normal mas curioso pelo facto de à medida que descia a rua havia, cada vez mais, gente a parar e a ficar a olhar para o reboque. Gente, pura e simplesmente, a ver o que se estava a passar. Cada um que passava na rua parava ao lado do reboque e olhava para o meu carro e para o reboque com olhar muito cientifico.
Aquela gente que por ali se foi juntando, ao reboque e ao meu carro, entrou em delirio e em êxtase quando tive de abrir o capot do carro para testar a bateria. Aí, ai povo, foi ao delírio. Era vê-los a olhar para o motor, todos eles com olhar de entendidos e de credenciados mecânicos.
Mas a melhor parte foi quando algum deles se lembrou de dar uma opinião, a contrariar o que o senhor, muito diligente, do reboque estava a fazer.
Mas o maior espantoso ainda está para vir. Felizmente, com a ajuda do senhor do reboque percebi que, à primeira vista, o problema era mesmo da bateria. O carro pegou, não tendo sido necessário colocar o carro no reboque e as luzes do tejadilho foram de imediato desligadas. E foi ai que o povo começou de imediato a debandar.
Portanto, o que os mantinha ligados à situação eram de facto as luzes a piscar no tejadilho do reboque, pois mal foram desligadas as pessoas começaram a desaparecer.
A ligação dos portugueses às luzes a piscar nos tejadilhos é muito forte…
E já agora o problema no caro era mesmo da bateria e já anda novamente, felizmente.

6 comentários:

  1. Densímetro!!!
    É este o nome do fabuloso aparelhómetro que lhe teria evitado, tanto a dúvida, como os incómodos de chamar o pronto-socorro, e de ter suportado os olhares curiosos dos curiosos. A menos que, a bateria que equipa o seu carro seja blindada. Nesse caso o densímetro não iria ter qualquer utilidade. Porém, no caso de a bateria ser blindada e o carro não possuir indicador de carga da bateria, voltímetro, ou amperímetro, ha truques muito simples que lhe indicam se a bateria tem ou não a carga suficiente para accionar o motor de arranque. Com o motor desligado, acende as luzes e verifica se nota diferença de intensidade, se não notar nada, liga os pisca, se ao piscar notar diferença na intensidade das luzes, então é muito provável que a carga esteja fraca. O mesmo pode ser feito com as luzes acesas, carregando no pedal de travão. Se ao rodar a chave na ignição o motor não der sinal, pode para além de falta de bateria acontecer que o fio de massa esteja interrompido, ou o ponto de massa isolado, devido a ferrugem por exemplo. Ha ainda a possibilidade de colocar o motor em funcionamento, empurrando o carro, aquilo a que vulgarmente se designa por "pegar de empurrão", mas é preciso atenção, pois certos modelos de carros não permitem esta operação, sobretudo modelos recentes com muitos componentes electrónicos. Um recurso que lhe aconselho é a aquisição de um par de cabos de bateria, vendem-se em qualquer supermercado, ocupam pouco espaço e num caso de empanagem, basta-lhe pedira a alguem que lhe deixe ligar à bateria dele. Neste procedimento é essencial ter em atenção a ligação correcta dos cabos aos polos de bateria correspondentes e não insistir muito no arranque, sem colocar o motor do outro carro em funcionamento, para não correrem o risco de a outra bateria estar com pouca carga e acabarem por ficar ambos empanados. Como recurso, vendem-se umas mini-moto, que cabem perfeitamente em qualquer bagajeira, são optimas para não ficar apeado e sempre suscitam os olhares das meninas curiosas.
    ;)

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  2. Obrigado pelo seu aconselhamento técnico mas foi mais fácil comprar uma bateria nova. Obrigado na mesma e fica a informação para futuras ocorrências.

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  3. Anónimo00:53

    Tiago mas que grande acontecimento!
    Que pena não ter dado na TVI! ahahah!
    bjs
    J

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  4. Anónimo00:53

    Tiago mas que grande acontecimento!
    Que pena não ter dado na TVI! ahahah!
    bjs
    J

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  5. Viva.

    Espero que não te importes, mas esse relato é tão bom que o transcrevi para o meu blogue, portuguesesaovolante.blogspot.com. Claro, com os devidos créditos.

    Bem, pelo teu estilo narrativo, acho que vais gostar de outras postas que lá tenho :)

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  6. Muito obrigado pelo link. O seu blog, português ao volante é a materialização de como a carta de condução é entendida, em Portugal, como um direito fundamental e depois dá nesses episódios. Gente mal formada, mal educada e que depois dá nessas "aventuras" rodoviárias, em que resulta uma das mais altas taxas de sinistralidade...

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