sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Burguês

Quase 90 anos depois da Revolução Bolchevique, "Burguês" ainda é um insulto, ou se quisermos, um atributo negativo. Louçã refere-se a VPV assim, é isto que tem para nos dar em pleno século XXI.
A luta de classes é passado. O proletariado usa colarinho branco, inverteram-se os papeis. Não vejo algum partido político apelar ou explorar esta questão, ou, com o qual, a camada 25-35 anos se identifique inteiramente. Um eleitorado tradicional de direita, quando confrontado com certas situações de precariedade, condições salariais..., encosta-se e recorre à esquerda vermelha, ainda dominante, nas comissões de trabalhadores de grandes estruturas empresariais. Esta realidade existe e está presente, um pouco a pairar no ar, intocável.

3 comentários:

  1. Isso só vem provar como somos tão originais...

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Desculpe, mas quem é que ouve o Louçã, pelo menos com a intenção de lhe captar a ideia?a classe operária, de certeza que não,até porque ele não se maça a falar de modo que o "povo não burguês" o entenda. Ele exibe-se aos seus (2 ou 3)camaradas da universidade, esses é que ainda se revêem nessa linguagem. mais ninguém, que eu saiba. São curiosidades históricas.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:05

    Recomendo a leitura de http://pt.wikipedia.org/wiki/Burguesia para constatar que como somos todos burgueses. Louça é um produto dos anos 60-70 que atingiu nas últimas legislativas o seu apogeu. Segue-se o ocaso e um nota de pé de página na história de Portugal. Felicidades.

    ResponderEliminar