terça-feira, 19 de junho de 2007

Encompassing the Globe: Portugal and the World in the 16th and 17th Centuries

Encompassing the Globe: Portugal and the World in the 16th and 17th Centuries é o nome da que é já considerada a exposição do ano em Washington, que será inaugurada pelo nosso Presidente da República amanhã..

Organizada pela Smithsonian Institution, a exposição tem como tema central o papel desempenhado por Portugal na Época dos Descobrimentos, designadamente no plano da exploração de novas rotas comerciais, bem como do desenvolvimento sistemático de contactos com culturas até então escassa ou completamente desconhecidas da Europa.
Ilustrando o império naval estabelecido na América do Sul, em África, no Médio e no Extremo - Oriente, na Ásia e na Ásia do Sudeste, os cerca de 260 objectos apresentados na exposição revelam assim o diálogo transcultural desenvolvido por Portugal em todos os continentes a partir do séc. XVI.
As peças apresentadas na exposição ilustram não apenas as culturas próprias dos povos com os quais Portugal estabeleceu contactos nesse período, mas também as manifestações artísticas específicas que resultaram desses contactos, revelando influências mútuas de gosto, temas, técnicas e funções entre essas culturas e a cultura portuguesa, como sucede, por exemplo, com o importante núcleo de Arte Namban da colecção do Museu Nacional de Arte Antiga apresentado na exposição, e que documenta os contactos desenvolvidos no Japão.
Consistindo no evento mais importante promovido pela Arthur M. Sackler Gallery (Smithsonian Institution) nos seus quase 20 anos de existência, a exposição contará com peças provenientes de colecções americanas para além de peças de colecções portuguesas, provenientes de museus, coleccionadores privados e entidades diversas. Na Arthur M. Sackler Gallery serão apresentados os objectos relativos a Portugal, à Europa, ao Oceano Índico, China, Japão e Brasil, enquanto a secção dedicada a África será apresentada no National Museum of African Art. Encontram-se na exposição um conjunto de peças de particular revelância histórica, artística e patrimonial, pertencentes às colecções do Museu de Alberto Sampaio, Museu de Évora, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional de Machado de Castro, Museu Nacional de Soares dos Reis e Museu Nacional do Traje.

Nesta exposição poderão ser encontrados alguns dos primeiros objectos verdadeiramente multiculturais do mundo pelo que Encompassing the Globe é uma montra privilegiada para, a partir do passado, promover Portugal de hoje no panorama internacional, trazendo conhecimento renovado e visibilidade acrescida do país que foi absolutamente fundamental para a criação do Mundo Moderno. Nesse sentido, trata-se de uma oportunidade para projectar o país no mundo perante uma vasta audiência americana e internacional, não só em termos culturais como económicos - o investimento estrangeiro depende muito da imagem que o país expõe.

A Exposição tem cerca de 260 objectos pertencentes a diferentes colecções públicas e privadas. São provenientes de 89 instituições e 16 coleccionadores particulares, sendo o Tokyo National Museum, com 16 objectos, a instituição que mais obras fornece para a exposição. Vêm depois o Nationalmuseet, de Copenhaga, com 13 objectos, o Museu Nacional de Arte Antiga, de Lisboa, e o British Museum, de Londres, com 12. Há 60 instituições ou coleccionadores que disponibilizaram apenas uma obra para esta exposição. Das 260 peças presentes na exposição, cerca de 60 são de colecções portuguesas.

2 comentários:

  1. Se por acaso visitar a exposicao, por favor publique as suas impressoes. Em DC nao tenho visto grande publicidade a exposicao e o site da Smithsonian tambem nao tem nada de especial...

    ResponderEliminar
  2. E hoje à noite, na gala, saboreia bem o jantar. O Menu? Uma gentil oferta e concepção das Pousadas de Portugal.
    Boa estadia por essas bandas!

    ResponderEliminar