sexta-feira, 18 de maio de 2007

A verdade

"Hoje (ontem?) pela manhã ouvi na TSF que Bento XVI atacou o marxismo e o capitalismo. No caso do segundo teria dito que o capitalismo é responsável por existirem cada vez mais pobres. Achei estranho, porque se há coisa que este Papa tem é atenção ao Mundo, não fosse alguém que merecidamente deve ser tratado como intelectual no melhor sentido da palavra. Pois. Parece que afinal a razão do ataque ao capitalismo não foi essa. Até onde vai a indigência do jornalismo de causas?
k
"The pope also warned of unfettered modern-day capitalism and globalization, blamed by many in Latin America for a deep divide between the rich and poor. The pope said it could give “rise to a worrying degradation of personal dignity through drugs, alcohol and deceptive illusions of happiness.”
k
O capitalismo cria cada vez mais pobres, não é? Em várias fontes que consultei aparece este texto, até na Lusa, só na TSF é que não há quem traduza direito.Ao menos o que Bento XVI realmente disse pode-se discutir se é consequência do capitalismo ou do relativismo ético (já nem sequer é só moral) que não faz, de todo, parte do que se poderia chamar “unfettered capitalism”.

Sem comentários:

Enviar um comentário