quarta-feira, 16 de maio de 2007

Hergé

Nasceu na Bélgica a 22 de maio de 1907, de seu nome Georges Rémi mas, para a multidão de crianças e dos que ele ajudou a continuar crianças através das aventuras do Tintim, era Hergé.
A banda desenhada do rapazola com um caracol rebelde, uma roupa improvável e o seu inseparável cão Milu, dava o título a uma revista semanal que se comprava em meados dos anos 60 e que saiu pontualmente durante 14 anos, e que nos fazia juntar dinheiro para ir a correr comprá-la aos sábados de manhã. O Tintim, de Hergé, dava o nome e duas folhas de cada história, mas a revista tinha também o Astérix, o Cavaleiro Ardent, o Michel Vaillant, o Black e Mortimer, o Jonhanthan, o Skblz (*leia-se skblz), o Humpapá, o...o...Foi assim que muitos começaram a gostar da banda desenhada, que quase se tornou uma linguagem de reconhecimento entre os apreciadores, embora muitos considerassem que o mais antigo Cavaleiro Andante (era para rapazes, bah!) era melhor.
Hergé fazia agora 100 anos, outros 100 lhe são devidos pela justa memória do que nos divertiu, ensinou e despertou para a aventura, a curiosidade e a coragem de enfrentar os bandidos que aparecem ! E Milu, um exemplo para qualquer cãozinho que se preze...

3 comentários:

  1. Eu diria mais ainda Parabéns!
    Embora tenhamos sido sempre mais ligados ao Astérix. Mas sem dúvida inesquecível, nem que fossem pelos desenhos animados de duração 1m que a RTP transmitiu durante meses... na escola repetiamos Les aventures de tin tin, objectif lune!

    ResponderEliminar
  2. ...li o que escreveu sobre o Cavaleiro Andante e a referência ao skblz!!! Não encontro imagem nem qq referência a este "boneco" ... verde com pelos e que punha ovos!! Consegue-me ajudar?
    Obrigado
    Manuel

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:12

    Estou procurando pelo Skblz!
    Se alguém tiver notícias dele por favor avise!
    obrigada,
    Naná

    ResponderEliminar