quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Orgulho!

Rostos Invisíveis da Violência Armada –
Um Estudo de Caso sobre o Rio de Janeiro
por Tatiana Moura



A forte presença masculina no universo da violência armada, seja como autores ou como vitimas, tem levado a que o poder público e a sociedade ignorem as causas e consequências do envolvimento feminino neste tipo de violência.
Rostos Invisíveis da Violência Armada – Um Estudo de Caso sobre o Rio de Janeiro, de Tatiana Moura, é o resultado de uma pesquisa de um ano e meio, desenvolvida pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e a ONG Viva Rio, com apoio da Fundação Ford. O livro aborda as diferentes faces do relacionamento entre mulheres e meninas e a violência armada. A primeira parte analisa formas de envolvimento do sexo feminino na violência e é fruto de uma pesquisa qualitativa realizada com mulheres e meninas detidas em penitenciárias e unidades de medidas sócio-educativas no Rio de Janeiro. Os impactos directos da violência armada na vida de meninas e mulheres e a presença da arma de fogo como instrumento de ameaça em situações de violência foram analisados através da análise de dados estatísticos e questionários aplicados às denunciantes que procuravam as Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM) no Rio de Janeiro. O livro traz também histórias de mulheres que têm a marca da violência em suas vidas. Histórias de mães e familiares de vítimas da violência armada, narradas na primeira pessoa, falam da dor de perder um filho ou um ente querido, mas também de estratégias de superação e da busca por justiça.
Rostos Invisíveis da Violência Armada será lançado pela Editora 7 Letras na quinta-feira, 8 de Fevereiro de 2007, a partir das 19h, na Livraria Museu da República (Rua do Catete, 153 – Catete), Rio de Janeiro, Brasil.

Sobre a autora: (além de ser a minha melhor amiga) Tatiana Moura é investigadora do Núcleo de Estudos para a Paz do Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra). É licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, mestre em Sociologia pela mesma Faculdade e doutoranda no programa em Paz, Conflitos e Democracia na Universidad Jaume I, Castellon de la Plana (Espanha).

Sem comentários:

Enviar um comentário