segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Bethânia




"Mar de Sophia" e "Pirata" são os nomes dos dois (DOIS!!) novos cd's de Maria Bethânia recentemente editados no Brasil. Apesar da globalização, estes magníficos discos ainda não estão à venda em Portugal. O.Insecto teve a sorte de poder contar com a generosidade de uma irmã recentemente regressada do Brasil. Na mala vinham estes presentes e, depois de uma atenta audição, devo dizer que foram os melhores presentes musicais que recebi nos últimos tempos (excepção feita ao meu novo IPod)!.
"Em Mar de Sophia, as preciosas palavras ditas por Bethânia vêm embebidas na maresia. Aliás, não só as palavras. A cantora parafraseia, e toma para si, os versos da portuguesa Sophia de Mello Breyner: “O mar, metade de minha alma é feita de maresia”. Aqui, o canto, a fala, a alma da intérprete... Tudo exala maresia. Assim, os textos da poetisa funcionam como pontes que unem os vários mares contidos na essência criativa de Bethânia. E a revelam, seqüencialmente. Neste Mar de Sophia, Bethânia dá vazão as suas memórias e paixões para construir uma narrativa pontuada pela coerência, e banhada pelas águas da simbologia que alimenta lendas, mitos e histórias. A poesia lusitana de Sophia de Mello Breyner alinhava e costura o discurso concebido por Bethânia, adaptando-se harmoniosamente à diversidade de subtemas abordados no disco."
Curiosos? As palavras não são minhas são da editora "Biscoito Fino". Mas é isso mesmo, "Mar de Sophia" é o encontro da voz de Bethânia com os textos da nossa Sophia. Sublime!
"Em Pirata, Bethânia assume a persona de uma menina do interior para quem o mar, assim como o céu, é uma vaga e inalcançável imensidão azul com que dialoga em pensamento. Menina que não conhece o mar, mas que tem na água doce um espelho, um prisma pelo qual absorve e alcança os meandros de um universo que a rodeia. Pirata é fruto das memórias da cantora, que sempre teve fascínio por rios, cachoeiras e toda a vida que se desenvolve sob e em volta das águas. Neste disco, Bethânia nos apresenta um relicário de momentos fundamentais da cultura popular brasileira, além de canções inéditas e de compositores clássicos em sua voz. Assim, Pirata é um disco repleto de pequenas histórias que transmitem, em uníssono, o conceito do disco. É o diálogo entre a menina santamarense e a intérprete atemporal que, na verdade, coexistem uma na outra."
Sendo um disco diferente, "Pirata" podia muito bem ser o lado B de "Mar de Sophia". Estou mais uma vez rendido a Bethânia. Não sei quando chegam a Portugal estes discos, nem sei se vêm a tempo do Natal, mas recomendo vivamente a todos os que se habituaram à voz da Bethânia, a boas canções e a excelente poesia.

1 comentário:

  1. Anónimo17:02

    Realmente Maria Bethânia é uma voz maravilhosa.
    Mas alia a isso uma sensibilidade enorme na escolha das letras dos seus temas, com a particularidade de saber o que há de bom, aqui, do outro lado do mar.
    Sophia/Bethânia, é realmente um achado no que respeita a complementaridades.
    Vou ficar à espera que os cd's cheguem rápido.

    ResponderEliminar