quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Mudanças: do ter para o ser...



Hoje, dia de Todos os Santos (e mais algum), faço um ano de Votos Religiosos na Companhia de Jesus. Pobreza, Castidade e Obediência. Racionalmente, nos nossos dias, não fazem sentido quase nenhum. Imensas pessoas comentam: "Eu não seria capaz!". Acredito, eu também não! Se não fosse a fé (inexplicável pela via da razão) de ser esta a minha vocação, também não seria capaz. Ser pobre, não é ter menos coisas, é ser livre do que me impeça de seguir para Deus... Ser casto, não é só não ter relações sexuais (já tenho tese de doutoramento em explicações sobre este voto), mas ser universal na entrega do Amor a todos... Ser obediente, não é deixar de ter autonomia, mas ser disponível no envio para onde sou mais necessário...

Recordar esta data, é solidificar a ideia de como as grandes mudanças no rumo da vida, nos ajudam a renovar o olhar das coisas em nosso redor. Há muitos pilares a cair, paredes que se derrubam, fachadas sem sentido em existir... Tudo isto, bem vivido, permite-nos ganhar novos horizontes em relação ao mundo. No fundo começamos a ser quem somos. Somos livres, bons e com imenso potencial. Pode ser uma visão ingénua e até mesmo utópica, no entanto acredito que há muito mais para além do campo do visível. Isto ajuda-me a perceber o que me é pedido no caminho da mudança. Os sinais dos tempos estão aí. Eu tenho esperança, mais uma vez vinda da fé. Nós, crentes em Cristo que não faz acepção de pessoas (repito NÃO faz acepção de pessoas), temos de mostrar uma Igreja aberta, não limitada a quatro paredes, mas ao mundo. Faz sentido dizer sim a Deus, cada um com a sua vocação. Faz sentido mostrar a imensidão do Seu acolhimento.



Dou graças a Deus por este dia, pelos meus Companheiros que comigo fizeram Votos; pela Companhia de Jesus; e rezando por todos aqueles a quem dirigi um simples olhar. Não posso acabar sem antes agradecer, mais uma vez, à minha avó Constança. Esperou pela minha consagração antes de partir, neste mesmo dia, para a eternidade...

Sem comentários:

Enviar um comentário