terça-feira, 5 de setembro de 2006

É o que temos...

A secção Portugal, do Correio da Manhã, é mais que sinistra, desde:
«Violador volta a atacar. Filho de polícia apanha boleia de casal: roubo-lhes o carro e atacou a rapariga».
«Foguetes ferem em festival de folclore»
«Traficantes de droga ajudam a equipar a Policia»
«SEF apanha 31 ilegais»
«Idosa burlada em 17 mil euros»
«Detido casal incendiário»
«Atacado por vizinho»
«Vendia barras de sabão por telemóveis»
«Fátima – furtos. Assalto – perfumes; Açores – tráfico; Beja – acidente; Caldas – ofensas; Alcobaça – detido; Leiria – arma.»
«Chamas ameaça, aldeias e dizimam parque natural»
«Suicida arrependido»????
E tudo isto são 6 páginas do Correio da Manhã. Como se pode ver, tudo notícias agradáveis e boas de ler logo pela manhã.
E o pior é que tudo isto está inserido numa secção que dá pelo nome de “Portugal”. Será assim de facto o nosso país, quer dizer entre violações, burlas, foguetes, incêndios, acidentes, suicidas, não há mais nada para escrever e falar sobre Portugal?!
De facto tenho de admitir, este tipo de jornalismo é eficaz e é o que faz do Correio da Manha um dos jornais mais lidos em Portugal.
Acho que percebi a razão de ser de tudo isto. Os tugas têm o hábito de se juntarem aos milhares quando há um acidente, quando a policia está perto, mesmo que seja para passar uma multinha, ou quando alguém, em especial se for mulher ou jovem imberbe grita. Ora, quando não se passa nenhuma destas situações, o belo do tuga tem de justificar o ajuntamento que cria numa qualquer esquina perto de casa e eis que surge a razão de existir deste tipo de jornalismo, se não há acidente naquela esquina ou na rua, há sempre o acidente relatado pelo Correio da Manhã, se não há a velha roubada, o Correio da Manhã tem uma, se o vizinho não matou a mulher à catanada e depois largou gasolina nele próprio e incendiou o prédio todo, o Correio da Manhã tem!!!!! Esta é a sua utilidade! Tristes são as histórias destes país…

1 comentário:

  1. "Tuga" deve ser a palavra que mais me irrita no (novo) léxico português!

    ResponderEliminar