domingo, 18 de junho de 2006

Ser Peregrino!


Algures por este nosso país fora estão seis companheiros noviços sj - dois a dois - a peregrinar até Fátima. Fazem a sua prova (no site do noviciado, ver "experiências") de peregrinação. De mochila às costas, caminham ao sabor da confiança na Providência. Não levam dinheiro, batem porta a porta a pedir comida e dormida. Não são heróis, qualquer um pode fazer... Afinal Deus é para todos, mesmo que muitas vezes possa não parecer!

Fiz esta peregrinação há precisamente um ano. Dos momentos mais caricatos, aos mais bonitos, muito aconteceu. Ficam-me marcados os rostos, as pessoas que fomos encontrando pelo caminho. O quanto Deus nos falou e deu através de cada uma. Há imensa generosidade. As pessoas davam, ofereciam. Sim, alguns olhares de soslaio. Alguma desconfiança, mas na generalidade muito mais confiança. Houve uma noite que dormimos na rua, em frente a uma Junta de Freguesia... Uma imensidão de melgas circundavam as nossas cabeças. Estavamos metidos no saco cama, com a cabeça enrolada numa t'shirt, com um calor insuportável. Por volta da uma e meia da manhã ouvi um carro a chegar.
- Boa noite! Sou um peregrino, por acaso não me arranja um repelente? (Eu e a minha grande lata!)
- Não sei! Deixe-me ver se a minha mulher tem.
Vai a casa e volta com um repelente e hidratante:
- Fique com ele, vão precisar mais do que nós.
Entretanto conversámos durante um bom bocado... Sobre peregrinações, pobreza, confiança e Deus...

Num dos dias oferecemos serviço. Estivemos uma tarde com crianças de um bairro social. Ouvimos histórias, escutámos vidas... No ROSTO!
Mais uma vez o Rosto de Deus, em rostos humanos.

Mesmo para quem não acredite, todos peregrinamos... Há dias que temos de pedir aquilo que não temos, há dias que fazemos esforços para chegar ao objectivo, há dias que damos um pouco de nós, há dias em quem temos de confiar...

Peregrinos do Mundo contem com a minha oração!

Sem comentários:

Enviar um comentário