quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

[Não] Preparado [para ser Padre]




(Versión en español en los comentarios)


Quando comento o tempo da nossa formação até à ordenação (sim, porque continua para além desse dia), as reacções mais frequentes são: “Ui, tanto tempo para ser padre?”, “Mas, é preciso isso tudo?”, etc. e tal. Ao princípio também achava que era longa. Faltam poucos meses e já me emociono só de pensar, pois por vezes vem a tentação de achar que ainda não estou preparado. E percebo cada vez mais o porquê de tão longa formação. Hoje, em aula, senti as entranhas a revolver. Vivo com regularidade o questionamento sobre a relação entre a Teologia e a Vida, Deus e a Vida, a espiritualidade e a Vida. Ser religioso, ser padre, atrevo-me a dizer, é viver a conversão constante, a solidão, as dores, a tristeza, as alegrias, a explosão de felicidade, o pecado, o abraço de Deus, o Seu vazio e o Seu silêncio, as dúvidas… as tantas dúvidas… as lágrimas, os sorrisos, o bom humor, a História minha e de outros, a impotência e a Fé e Esperança que tomam corpo nos gestos amorosos da escuta de tanta gente. Isto não acontece com o estudo, acontece com o viver, que, à semelhança de Jesus, implica morrer, desafiar-se a morrer para a Vida do outro. Não, não é fácil, mas é um gozo inexplicável… uma confirmação de que a paternidade a que sou chamado, mesmo nos dias de maior escuridão, é revestida de confiança vital que faz da “não preparação” o estar preparado, permitindo que o outro seja! 

Tirei a foto que hoje ilustra este texto no mesmo caminho que tirei esta, é por isso que se relacionam ;) - Clicar na foto para ir até ao texto "Sombras"]


4 comentários:

  1. [No] Preparado [para ser cura]

    Cuando comento el tiempo de nuestra formación hacia la ordenación (sí, pues sigue más allá de ese día), la reacciones más frecuentes son: “Ui, ¿tanto tiempo para ser cura?”, “Pero, ¿es necesario todo eso?”, etc. Al inicio también me parecía longa. Faltan pocos meses y ya me emociono sólo de pensar, pues por veces viene la tentación de creer que todavía no estoy preparado. Y percibo cada vez más el porqué de tan larga formación. Hoy, en clase, sentí las entrañas a revolverse. Vivo con regularidad el cuestionamiento sobre la relación entre la Teología y la Vida, Dios y la Vida, la espiritualidad y la Vida. Ser religioso, ser cura, atrevo a decir, es vivir la conversión constante, la soledad, los dolores, la tristeza, las alegrías, la explosión de felicidad, el pecado, el abrazo de Dios, Su vacío y Su silencio, las dudas… las muchas dudas… las lágrimas, las sonrisas, el buen humor, la Historia mía y de los demás, la impotencia y la Fe y Esperanza que tomam cuerpo en los gestos amorosos de la escucha de tanta gente. Esto no pasa con el estudio, pasa con el vivir, que, a semejanza de Jesús, implica morir, desafiarse a morir para la Vida del otro. No, no es fácil, sin embargo es de un gozo inexplicable… una confirmación que la paternidad a que soy llamado, incluso en los días de mayor oscuridad, es revestida de confianza vital que hace del “no preparación” el estar preparado, ¡permitiendo que el otro sea!

    [Saqué la foto que hoy ilustra este texto en el mismo camino que saqué esta, siendo por eso que se relacionan ;) - Clicar en la foto de la sombra para ir al texto "Sombras"]

    ResponderEliminar
  2. Num caminho vislumbro-te: 'sombra' e 'luz'.
    Abraças-me nesta tua belíssima reflexão.

    (E repara que escrevi sempre 'eu', fantástico: aprendo contigo! ;) )

    Ser-se no mundo, assim és tu!
    Que bom é poder viver esta vocação tua tão perto, mesmo estando aqui...!

    As fotos estão maravilhosas, a câmara é boa, mas é sobretudo esse teu caminho que é pleno de luz!! ;)

    C'est tout! Bisous!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Dulce, obrigado!

      Tento ser no e com o mundo. Afinal, acredito na Criação e na presença de Deus no mundo. Aí descubro-O... e em rostos. :)

      Beijinhos!! :D

      Eliminar
  3. Anónimo19:31

    Paulo, tu deixaste revestir do Coração de Jesus, em cada dia, em cada gesto!
    Ele É em ti e vive em ti: na Luz no teu olhar, na Esperança expressa nas tuas palavras e na caridade no teu coração que se abre em escuta e em gestos de VIDA!
    Ele te abraça e envolve...
    Rezo para que o teu caminho seja sempre de luz...

    ResponderEliminar