sexta-feira, 4 de junho de 2010

Carta da Compaixão





O princípio da compaixão é o cerne de todas as tradições religiosas, éticas e espirituais, apelando a tratar todos os outros da mesma maneira como gostaríamos de ser tratados. A compaixão impele-nos a trabalhar incessantemente com o intuito de aliviarmos o sofrimento do nosso próximo, o que inclui todas as criaturas, de sairmos do centro do nosso mundo e, nesse lugar, colocar os outros, e de honrarmos a santidade inviolável de todo o ser humano, tratando todas as pessoas, sem exceção, com absoluta justiça, igualdade e respeito.


É necessário também, tanto na vida pública como na vida privada, nos abstermos, de forma consistente e empática, de infligir dor. Agir ou falar de maneira violenta devido à maldade, fundamentalismo ou interesse próprio a fim de tirar, explorar ou negar direitos básicos a alguém e incitar o ódio ao denegrir os outros - mesmo os nossos inimigos - é uma negação da nossa humanidade em comum. Reconhecemos que falhámos na tentativa de viver de forma compassiva e que alguns de nós até mesmo aumentaram a soma da miséria humana em nome da religião.


Portanto, apelamos a todos os homens e mulheres:

~ a restaurar a compaixão ao centro da moralidade e da religião;

~ a retornar ao antigo princípio de que é ilegítima qualquer interpretação das escrituras que gere ódio, violência ou desprezo;

~ garantir que os jovens recebam informações exactas e respeitosas sobre outras tradições, religiões e culturas;

~ incentivar uma apreciação positiva da diversidade religiosa e cultural;

~ cultivar uma empatia bem-informada pelo sofrimento de todos os seres humanos - mesmo daqueles considerados inimigos.


É urgente que façamos da compaixão uma força clara, luminosa e dinâmica no nosso mundo polarizado. Com raízes numa determinação de princípios de transcender o egoísmo, a compaixão pode quebrar barreiras políticas, dogmáticas, ideológicas e religiosas. Nascida da nossa profunda interdependência, a compaixão é essencial para os relacionamentos humanos e para uma humanidade realizada. É o caminho para a iluminação e é indispensável para a criação de uma economia justa e de uma comunidade global pacífica.


Mais Informações aqui: http://charterforcompassion.org/


Conferência que pode ajudar a perceber a origem desta "Carta da Compaixão":




Sem comentários:

Enviar um comentário